Olimpíada escolar Restaura Natureza prorroga inscrições para alunos e professores
março, 11 2022
Primeira e segunda fases têm datas finais adiadas, aumentando o prazo para participar da competição colaborativa escolar
Primeira e segunda fases têm datas finais adiadas, aumentando o prazo para estudantes e professores participaremPor WWF-Brasil
Foi estendido até 25 de março o prazo para as inscrições da Restaura Natureza - Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A primeira e a segunda fase já estão em andamento.
A Primeira Fase termina no dia 25 de março, quando serão encerradas as inscrições de estudantes participantes da olimpíada. Até esta data, os estudantes poderão ganhar pontos na competição ao realizar quizzes, que são desafios online, com perguntas de múltiplas respostas para que testem seus conhecimentos. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza. Totalmente online e individual, a Primeira Fase é realizada no site restauranatureza.org.br.
Os professores poderão se inscrever e terminar de organizar os grupos após o dia 25 de março, mas precisam garantir que seus alunos da Segunda Fase já tenham cumprido a primeira, independentemente da pontuação.
Grupos de Ação Prática
A pedido de professores já inscritos, a Segunda Fase também teve o seu prazo final estendido: os grupos têm até o dia 6 de maio para entregar os materiais da ação prática executada pelos participantes. Estas ações poderão ser de plantio, uso de tecnologia, campanhas de engajamento ou outras formas que a criatividade dos grupos permitirem. Todos os grupos que enviarem um relato destas suas ações concorrerão em duas categorias: Avaliação da Comissão Julgadora e Voto Popular, que valerão prêmios.Para participar da Segunda Fase, os estudantes precisam formar grupos e ter sua participação validada por um professor responsável. “Essa aproximação dos jovens de temas urgentes e atuais como estresse hídrico, defesa dos diretos das comunidades tradicionais e povos indígenas tem um enorme valor, como forma de conscientizá-los e prepará-los para que desde cedo sejam atuantes na causa ambiental”, diz Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil. “Com a prorrogação, esperamos que mais estudantes e professores de todo o Brasil possam ter a oportunidade de se engajar na olimpíada.”
A equipe organizadora da Restaura Natureza, que tem interagido com os participantes para tirar dúvidas, recebe retornos positivos dos professores. “Eles estão animados por trabalhar por algo concreto depois de tanto tempo de trabalho virtual”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. “Além disso, os educadores comentam que a crise climática é o tema do momento, e a Restaura Natureza ajuda a pensar não apenas no histórico ou nos enormes desafios do presente, mas também em um futuro de mais harmonia com a natureza.”
A Restaura Natureza tem parceria institucional com os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema e a Mauricio de Sousa Produções, que escalou o carismático personagem Chico Bento para ser embaixador da olimpíada.
A iniciativa conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica. “Esperamos ampliar parcerias e identificar complementaridades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade para agir coletivamente, acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais”, diz Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil.
Quando:
Primeira Fase: até 25 de marçoSegunda Fase: até 06 de maio
Site: www.restauranatureza.org.br