© WWF

Economia de Baixo Carbono

A consolidação de propostas de países em desenvolvimento para aprofundar o envolvimento nacional e iniciar uma ação mais incisiva sobre as mudanças climáticas e o próximo acordo climático internacional é o objetivo do projeto da Rede WWF que envolve Brasil, China, Índia e África do Sul.

Batizado de Projeto SNAPP 2012: Desenvolvendo Propostas Nacionais para os Acordos de Clima do Pós-2012, no Brasil vamos formar um Comitê Consultivo com vários especialistas na área de clima com o objetivo de guiar duas publicações que serão desenvolvidas e lançadas até o fim de 2008: uma sobre desmatamento e clima e outra sobre energia e clima.
 

Os estudos devem servir para balizar uma proposta brasileira para o acordo climático global pós 2012. Em Bali, na 13a. Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (UNFCCC, em inglês) os países concordaram que um novo acordo deve ser fechado até 2009, pois a primeira fase de compromisso do Protocolo de Quioto termina em 2012.

Este tempo de três anos é necessário porque os países precisam discutir o acordo internamente e depois ratificá-lo. Atualmente, as discussões de clima estão sendo feitas sob quatro pilares: finanças, tecnologia, mitigação e adaptação.

DOE AGORA
DOE AGORA