Diálogo Multisetorial



Diálogo Multisetorial

Estudos apontam que os primeiros 50 quilômetros a partir das margens das principais rodovias da Amazônia concentram 80% do desmatamento da região em uma primeira fase.
A dinâmica social e o desenvolvimento econômico, promovidos por essas obras de infra-estrutura também interferem no meio ambiente, causando impactos negativos, como, por exemplo, o desmatamento, a ocupação territorial desordenada e o desequilíbrio ecológico. Tais efeitos são, muitas vezes, irreversíveis e contribuem para o aquecimento global.

Neste sentido, o WWF-Brasil desenvolveu o Projeto Diálogos, uma parceria de cinco instituições, e com foco na região da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém. O objetivo é contribuir para a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais e para adequada ocupação territorial da Amazônia. Essa iniciativa busca otimizar os espaços de diálogos, negociação, coordenação e inovação ainda limitados ou pouco explorados, além de apoiar a implementação de políticas, instrumentos e estratégias públicas e privadas, em diferentes níveis, incorporando as dimensões social e ambiental.

O WWF-Brasil acredita que o diálogo multisetorial é uma das formas de garantir um desenvolvimento que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável.

 

DOE AGORA
DOE AGORA