Causas das Mudanças Climáticas | WWF Brasil


 
	© WWF/Mark Edwards

Causas

Os níveis de CO2

De acordo com relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática, órgão das Nações Unidas), o seqüestro do gás carbônico (CO2) - que consiste em levar o gás para outro lugar que não a atmosfera - poderia responder por pouco mais da metade do esforço necessário para impedir que ele alcance concentrações perigosas na atmosfera. Os métodos mais promissores seriam os que já estão sendo usados no Canadá, Noruega e Argélia: injetar o gás em poços cobertos por camadas de rocha.

Ao todo, as concentrações de CO2 na atmosfera aumentaram em 31% desde a Revolução Industrial. As emissões de dióxido de carbono são hoje 12 vezes maiores do que em 1900 ainda que os seres humanos queimem quantidades cada vez maiores de carvão, petróleo e gás para gerar energia. Um estudo de 1999 por Mann et ali mostra um aumento drástico na temperatura do hemisfério norte nos últimos 50 anos.

O futuro

A perspectiva mais otimista para o aumento nas emissões de dióxido de carbono é que as concentrações na atmosfera atingirão em 2100 o dobro dos níveis anteriores à Revolução Industrial. O cenário mais pessimista afirma que esse nível seria atingido já em 2045. O Terceiro Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change) mostra que as temperaturas mundiais poderiam sofrer, até o final do século, um aumento de 1,4º C a 5,8º C.

Gráficos compilados pelo Instituto Meteorológico do reino Unido e da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia para a Organização Mundial de Meteorologia, mostram que os 10 anos mais quentes do mundo desde 1856 estão localizados entre 1990 e 2000.

CO2: o principal gás de aquecimento global

O dióxido de carbono (CO2) é responsável por mais de 80% da poluição que gera o aquecimento global. Os níveis atmosféricos de CO2 hoje são maiores que em qualquer outro período nos últimos 420 mil anos.

A maior parte do CO2 vem de carvão, óleo e gás
Aproximadamente 97% do CO2 emitido pelos países industrializados do ocidente vem da queima de carvão, óleo e gás usados para produzir energia. Aproximadamente 23 bilhões de toneladas de CO2 são lançados na atmosfera anualmente. São mais de 700 toneladas por segundo! O aumento da temperatura da Terra está desequilibrando seu equilíbrio natural e o clima mundial.

Em ordem crescente, os anos mais quentes foram 1998, 2002&2003 (juntos), 2001, 1997, 1995, 1990&1999 (juntos), 1991&2000 (juntos) e 2005.

Quando a temperatura passou a ser comparada de dois anos em dois anos, 2002 e 2003 se tornaram os mais quentes da história.

CO2

As concentrações de CO2 na atmosfera aumentaram em 31% desde a Revolução Industrial.
Vista aérea de desmatamento na Amazônia 
	© WWF-Brasil/Bruno Taitson
Vista aérea de desmatamento na Amazônia
© WWF-Brasil/Bruno Taitson
DOE AGORA
DOE AGORA