Cadernos de Educação Ambiental Água para a Vida, Água para Todos

Os Cadernos de Educação Ambiental Água para a Vida, Água para Todos, lançados pelos programas Educação Ambiental e Água para a Vida, do WWF-Brasil, acabam de chegar à Internet. Você poderá navegar em uma publicação dedicada às águas do Brasil, que reúne informações e atividades educativas em torno de um tema integrado a todas as questões ambientais.
Os Cadernos são um material versátil que pode ser facilmente adaptado por educadores, professores, monitores, recreacionistas, gestores sociais, líderes comunitários à realidade que os cerca e auxiliar na elaboração de atividades, campanhas e projetos pela natureza.

Confira a versão especial da publicação para a Internet

Os Cadernos de Educação Ambiental Água para a Vida, Água para Todos podem ser baixados em formato PDF para impressão ou acessados em sua versão para Internet:
Como navegar
Ao abrir a página, você vai se deparar com uma mandala (vide figura ao lado) que reúne e organiza a publicação em capítulos e atividades. O conteúdo está interligado e, por isso, utilizamos este menu circular para navegação.
A mandala agrupa capítulos e atividades que, somados, resultam em diferentes projetos em prol da conservação das águas. Apesar dessa flexibilidade, sugerimos que a leitura siga uma ordem, iniciada por um dos capítulos, depois por suas atividades relacionadas e assim por diante, da seguinte forma:

Ilustração da mandala da publicação Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida - Água para Todos
Usando a mandala
Os capítulos do livro estão dispostos no centro da mandala (cor laranja). Em volta deles estão atividades organizadas em diversos níveis: sensibilização (lilás), pesquisa (verde), criação (roxo) e mobilização (azul), ou seja, passos necessários à realização de um projeto ou campanha pelo meio ambiente (veja ilustração acima).
Elaborando Projetos pela Água
Clicando em um dos capítulos (cor laranja), a mandala se abre horizontalmente na parte superior da tela. Assim, o internauta pode visualizar o título do capítulo e de todas as atividades relacionadas a ele. Vide imagem abaixo:
Navegação da aba de capítulo

OBS - Repare que a aba horizontal já abre seguindo a ordem sugerida para leitura: Capítulo > Atividade de Sensibilização > Atividade de Pesquisa > Atividade de Criação > Atividade de Mobilização
Estudando os capítulos
Com a mandala aberta, clique no título do capítulo (cor laranja) e terá acesso ao conteúdo. Para navegar no texto, utilize os números e setas que se encontram no cabeçalho e rodapé da página. Dessa forma, você poderá “virar” as páginas do livro.

O texto inicial de cada capítulo traz uma série de informações sobre as águas do Brasil, fundamentais para a realização dos projetos. Como já dissemos, sugerimos que a leitura se inicie desta maneira (vide “Usando a Mandala”).
Conhecendo as atividades
Após a leitura do capítulo, chegamos ao momento de aprender atividades que facilitam a aplicação prática das informações. Para acessá-las, ainda a partir da página do capítulo, basta clicar no botão índice geral, no cabeçalho ou rodapé da página. Tal procedimento abre novamente a mandala na disposição horizontal, que aponta as atividades em quatro níveis: sensibilização (lilás), pesquisa (verde), criação (roxo) e mobilização (azul).
Lembramos que nossa sugestão é que cada projeto siga a seguinte ordem:

Para seguir a seqüência acima, entre nas atividades de sensibilização. Após ler seus textos, clique em índice geral, volte à mandala aberta e navegue pelas demais atividades até as atividades de mobilização (azul). Com estas informações e experiências, você estará apto a criar campanhas e projetos pela água em sua escola, comunidade, igreja ou demais grupos.

Para iniciar a leitura de um novo capítulo, clique no botão índice geral, a partir da tela onde se encontra a mandala aberta, e ela voltará ao seu formato original.
Outras ferramentas
Seja nos capítulos ou nas atividades, as barras de ferramentas localizadas no cabeçalho e rodapé da página contêm ainda os botões: mapa (que aponta diversas curiosidades sobre a água em todo o mundo), aumento e redução do tamanho da fonte e, finalmente, impressão.
O futuro das águas do Brasil está em nossas mãos
O WWF-Brasil espera que os Cadernos de Educação Ambiental Água para a Vida, Água para Todos inspirem pessoas de todas as partes a desenvolver processos educativos, elaborar e participar de campanhas, criar grupos de ação pelo meio ambiente e agir pela melhoria da qualidade ambiental e de vida no seu pedaço. Junte-se a nós. Cuidemos das Águas do Brasil!
© WWF-Brasil
Ciranda, ilustração de capítulo da publicação Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida - Água para Todos