Fortalecimento Institucional



 rel=
Publicações técnicas apóiam decisões de governos e organizações não governamentais
© WWF-Brasil / Gadelha Neto

Apoio por decisões certas

O objetivo é fortalecer outras organizações públicas e privadas, inclusive a participação da sociedade civil, na conservação e gestão de água no Brasil. Para isso, o programa desenvolve estudos e pesquisas que dão subsídios para o processo de tomada de decisões.

O programa atua por meio de:

  • Desenvolvimento de alternativas por meio de parceiros locais, governos e grupos de interesses;
  • Fortalecimento institucional dos parceiros;
  • Teste de projetos pilotos;
  • Desenvolvimento de ações, monitorameto e avaliações dos programas;
  • Disseminação de resultados, esperando promover atitudes, mudanças de comportamento e;
  • Influenciando as políticas na adoção de medidas concretas e gestão de água no Brasil.

Visando à formação de novas lideranças ambientais e dos parceiros, o programa investe em ação de capacitação nas áreas temáticas de conservação e gestão de água, comunicação e meio ambiente, resolução de conflitos, entre outros.

Por atuar em rede no mundo inteiro, o WWF possibilita aprender com experiências desenvolvidas em outros países e, ao mesmo tempo, contribuir com o rico processo que vem acontecendo no Brasil na área de recursos hídricos. Vale a pena lembrar que o país é o que tem o maior número de comitês de bacias hidrográficas (100) e mais de 40 consórcios de bacias. Os consórcios contam com a participação de governos, iniciativa privada, usuários de água e sociedade civil, visando um processo integrado descentralizado e participativo.

Para qualificação das ações desenvolvidas, o programa também conta com uma ação de monitoramento e avaliação. A utilização desse instrumento de gestão auxilia no cumprimento de metas e dá transparência ao programa. Recentemente, houve avaliação de meio termo – processo sistemático de estabalecimento de critérios com atores chaves e parceiros para análises de ações e impactos do progama, assim como os ajustes necessários.

DOE AGORA
DOE AGORA