Desde as fazendas até as nossas casas, uma quantidade estarrecedora de alimentos é desperdiçada, e quando isso acontece, não desperdiçamos apenas o alimento, mas todos os recursos naturais que são utilizados em sua produção e ainda o trabalho de milhares de pessoas.

A produção alimentar tem um impacto enorme no meio ambiente. Da fazenda à mesa, a comida é desperdiçada em cada etapa da viagem. E uma quantidade surpreendente desse desperdício poderia ser evitada.

Nós interagimos com alimentos diariamente. E cada interação nos oferece uma oportunidade de fazer escolhas mais inteligentes para desperdiçar 1/3 a menos.

POR QUE IMPORTA?

No processo de produção e consumo de alimentos são usados a maior parte de todos os solos disponíveis e de água doce na da Terra. Essa é a maior causa de desmatamento e de emissão de gases do de efeito estufa que estão causando mudanças climáticas, que por sua vez, aumentam ainda mais as quantidades de comida perdida no campo, já que mudanças bruscas de temperatura e regimes de chuva podem levar a perda de safras inteiras. É um ciclo fadado ao fracasso, pois a cada ano atingimos o limite de regeneração natural do planeta (saiba mais sobre o processo de sobrecarga da Terra).

Isso ameaça a vida selvagem terrestre e está levando populações de peixes ao colapso, por exemplo. No entanto, se conseguirmos combater o desperdício desses alimentos, garantimos que muitos recursos naturais não serão usados inutilmente. Isso também significa mais eficiência na distribuição de alimentos e redução da necessidade de produzir comida em excesso, já que estamos tentando alimentar uma população crescente.

Veja abaixo o que seria possível se o mundo desperdiçasse 1/3 a menos:

As informações acima são apenas alguns exemplos do potencial impacto positivo na redução da perda e do desperdício de alimentos, já que a redução do desperdício tem um impacto diferente em cada momento da jornada de um alimento.

Por exemplo: uma cenoura perdida no campo por qualquer motivo teve menos gases causadores de efeito estufa (GEE) “embutidos” em seu desperdício do que uma desperdiçada numa residência, considerando que ela foi transportada, armazenada, manipulada e refrigerada até ir para o lixo. Além disso, depois de descartados em casa, muitos alimentos terminam em aterros sanitários e sua decomposição emite ainda mais GEE.

E no Brasil?

O Brasil ainda não tem dados consolidados sobre a quantidade de alimentos desperdiçados do campo à mesa. Mas sendo um país em que a produção de alimentos é uma das principais atividades econômicas e em que há desafios logísticos e tecnológicos nessa indústria, é possível inferir que as perdas e o desperdício de alimentos sejam um grande problema ambiental e econômico no nosso país.

Aqui estão alguns dados sobre hábitos do consumidor brasileiro que levam ao desperdício de alimentos, que podem ajudar a entender melhor o seu “perfil de desperdiçador”

• O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada. Hortaliças (4%) e Frutas (4%) são desperdiçados em menor quantidade relativa ao volume total;

• 52% dos respondentes consideram importante ter fartura;

• 77% consideram importante que a comida seja fresca;

• 68% dos respondentes consideram importante que a dispensa esteja cheia;

• 59% não dão importância se houver comida demais

Fonte: Intercâmbio Brasil, União Europeia sobre desperdício de alimentos – Porpino, G.; Lourenço, C. E.; Araújo, C.M.; Bastos, A,. 2018.

Pesquisa de 2018 realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com apoio do WWF-Brasil estima que as famílias brasileiras jogam fora em média 128,8 kg de alimentos por ano, ou 41,6 kg de alimentos per capita no mesmo período.

Contabilizando todo esse desperdício chegamos a mais de R$1500,00 por ano, ou mais de R$127,00 jogados no lixo junto com a comida!