© WWF-Brasil

 rel= © Bruna Veríssimo/WWF-Brasil

Reduzir o desperdício de alimentos pela metade até o ano de 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pelas Nações Unidas em 2015. A Embrapa identificou uma oportunidade de atuar com parceiros para auxiliar no enfrentamento do desperdício de alimentos no final da cadeia. A ideia vai além de apenas envolver os consumidores, também pretende promover a consciência ambiental, social e financeira do público para as consequências das “manias” relacionadas ao desperdício.

O Brasil ocupa uma posição incômoda quanto às perdas e desperdício de alimentos. As evidências indicam que o País alia características de países subdesenvolvidos no início da cadeia, tais como elevada perda pós-colheita e no escoamento da produção, com hábitos de consumo mais presentes em países ricos, caracterizados por concentrar o desperdício no final da cadeia1. Pesquisa mais recente da FAO, focada nos países da América Latina e Caribe, estima que 28% de todas as perdas ocorrem na etapa de produção e outros 28% são perdidos no final da cadeia (varejo e consumo).

Acreditando que para mudar essa realidade, é preciso dar acesso ao conhecimento disponível, sensibilizar e estimular consumidores a tomarem decisões cada vez mais sustentáveis, a Embrapa, o WWF-Brasil e a FAO lançaram no final de 2016 a campanha #SemDesperdício. O objetivo da #SemDesperdício é de aproximar o tema desperdício de alimentos à vida dos brasileiros, e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos do nosso consumo alimentar.

Ao unir os esforços de três instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável do sistema agroalimentar, a campanha obteve capilaridade maior do que se tivesse sido promovida exclusivamente por uma das organizações apenas. 
Lançada 
#SemDesperdício - Relatório 2016-2017

Vídeo: O Desperdício do Planeta

Com o intuito de informar as pessoas não apenas sobre os aspectos ambientais da produção e do consumo de alimentos, mas principalmente fazer com que elas percebam o poder de transformação que elas possuem a cada garfada, desenvolvemos duas animações sobre o tema. “O Desperdício do Planeta” é o segundo vídeo do programa Agricultura e Alimentos que desde o título invoca a triste realidade de “jogar fora” todos recursos naturais utilizados na produção de alimentos que vão para o lixo.

DOE AGORA
DOE AGORA