Orgânicos | WWF Brasil

Orgânicos



 rel=
Figos orgânicos: mais saudável
© WWF / Diego M. GARCES

Sem agrotóxicos, sem poluição dos rios

O termo orgânico se refere à maneira como produtores cultivam e processam produtos agrícolas, tais como frutas, verduras, cereais, laticínios e carnes.

As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. Os agricultores que produzem alimentos convencionais utilizam os métodos comuns para fertilizar, controlar pragas ou prevenir doenças.

A agricultura orgânica é um sistema integrado de manejo que promove a manutenção da agrobiodiversidade e dos ciclos biológicos, visando à sustentabilidade social, ambiental e econômica da unidade de produção. O princípio básico desse sistema é a conservação dos recursos naturais, sem o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, antibióticos e hormônios.

Ao se implantar um sistema orgânico de produção, devem ser observadas práticas que vão desde o manejo adequado do solo até a integração da produção vegetal e animal, passando pelo manejo correto da biodiversidade e respeito aos ciclos naturais. O produtor que segue estas práticas, além de contribuir para a conservação do meio ambiente, garante a obtenção do selo de certificação necessário para comercializar seus produtos nos mercados interno e externo.

DOE AGORA
DOE AGORA