© WWF-Brasil

Gestão de Unidades de Conservação
Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia

Desenvolvido em 2004 pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o WWF-Brasil, a partir de uma oficina técnica da qual também participaram representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das OEMAs, do Ministério do Meio Ambiente e de ONGs da Amazônia, o “Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia” tem o objetivo de proporcionar aos participantes noções básicas e orientações para a gestão das unidades de conservação (UCs), baseadas em uma visão integradora das questões sociais, naturais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regional.

Sua realização e continuidade são inspiradas no fato de serem imprescindíveis os esforços de capacitação de recursos humanos para consolidar as novas unidades de conservação criadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e fortalecer a gestão das já existentes na Amazônia, especialmente diante da atual tendência de renovação do corpo técnico para a implementação dessas áreas protegidas e da ampliação do conceito de gestão.

O curso já proporcionou a capacitação de mais de 200 pessoas em todos os estados que compõem a Amazônia Legal . Além disso, já beneficiou, direta e indiretamente, mais de 100 unidades de conservação, tornando-se uma referência no Brasil.

Objetivos
    • Oferecer capacitação aos responsáveis pelas UCs e aos demais profissionais envolvidos na sua gestão, contemplando os níveis estadual, federal e municipal, além de técnicos que atuam em temas afins.
    • Fomentar o enfoque interdisciplinar e contextualizado às condições locais para identificar e resolver os desafios relacionados à gestão das UCs.
    • Promover contato e intercâmbio de informações e experiências entre os participantes, sobretudo entre profissionais que trabalham com UCs em diferentes organizações.

Edições anteriores

Edições anteriores.

Banner para divulgação de podcast
© Ouça a opinião dos participantes do Curso Introdutório de Gestão de UCs © WWF-Brasil / Lucas Souza