Declaração da Rede WWF sobre a conclusão da COP-13 da Convenção da Diversidade Biológica | WWF Brasil

Declaração da Rede WWF sobre a conclusão da COP-13 da Convenção da Diversidade Biológica

19 dezembro 2016


Adrian Dellecker, Diretor interino de Política e Defesa Global do secretariado-internacional da Rede WWF:
 
“Os delegados que vieram a Cancun, palco das recentes negociações internacionais sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, enfrentaram o duplo desafio de reverter a enorme e crescente redução da biodiversidade e fazer a entrega dos resultados dos compromissos de Aichi. 
 
O sucesso de Cancun está na ousada decisão de aprofundar a incorporação dos valores da biodiversidade em outros setores. Os delegados decidiram, ainda, em prol de um avanço claro até 2020, levando em consideração também a energia e a mineração, a infraestrutura, a indústria e a saúde na tomada de decisão com relação à Conferência das Partes programada para 2018, no Egito.
 
É impossível esquecer que nós estamos além da metade do caminho para o final do prazo para alcançar as metas da biodiversidade de Aichi. Precisamos intensificar nosso foco no caminho para 2020 e no trabalho que precisa ser feito até lá.
 
Embora essa reunião não tenha por objetivo fazer manchetes, os governos começaram a despertar para o fato de que a biodiversidade e as mudanças climáticas são dois lados da mesma moeda e que para se atingir o desenvolvimento sustentável é preciso abordar adequadamente tanto o clima como os sistemas naturais. Ao colocar a energia e a infraestrutura, entre outras questões, no centro das novas rodadas de discussão, os países elevaram o perfil das próximas reuniões. Essa decisão irá, ainda, estabelecer uma melhor ligação com as convenções originais sobre clima e biodiversidade realizadas no Rio de Janeiro.
 
A conservação da biodiversidade é um elemento essencial do desenvolvimento sustentável e precisa estar em nosso pensamento no dia-a-dia. A presidência do México deu um tom importante a esse tema de integrar a biodiversidade na tomada de decisão em todos os setores. Temos a esperança de que cresça essa abordagem fundamental. É de crucial importância o crescimento contínuo desse momentum (ímpeto) até a realização das Conferências das Partes na China, em 2020.
 
Sobre a Rede WWF
A Rede WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações ambientalistas independentes do mundo. Tem o apoio de mais de 5 milhões de pessoas e dispõe de uma rede mundial que atua em mais de 100 países. A missão da Rede WWF é parar com a degradação do meio ambiente natural do planeta e construir um futuro onde os seres humanos possam viver em harmonia com a natureza, por meio da conservação da biodiversidade mundial, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e promovendo a redução da poluição e do desperdício de consumo. 
DOE AGORA
DOE AGORA