WWF-Brasil lança quinta edição de revista sobre o Pantanal



21 novembro 2019    
Capa da quinta edição da revista Ciência Pantanal
© WWF-Brasil
Por WWF-Brasil

Novas propostas de incentivos fiscais, manejo de fauna silvestre, controle do fogo, zoneamento participativo, roteiros de turismo e a manutenção de tradições de resistência indígena são alguns dos assuntos abordados na quinta edição da revista Ciência Pantanal, produzida pelo WWF-Brasil com apoio da União Européia e lançada este mês de novembro. Este volume traz ainda a colaboração de pesquisadores, pantaneiros e indígenas da Bolívia e do Paraguai, países que também abrigam o bioma Pantanal. (baixe a revista na íntegra clicando no PDF ao lado).

Um dos desafios da revista é “traduzir” os temas técnico-científicos para uma linguagem acessível a todos os públicos.  A jornalista responsável Liana John diz que é um privilégio oferecer conteúdo científico relevante para jovens e adultos. “Levar resultados científicos para o público leigo de uma maneira leve ajuda a motivar as pessoas a contribuir com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, reduzindo conflitos entre nossa maneira de pensar e nossas ações”, afirma.

“Assuntos como mudanças climáticas são tão abrangentes que ninguém pode se dar ao luxo de ficar de fora da discussão e das ações. Cada um de nós deve se envolver e fazer sua parte para evitar as catástrofes a caminho. A tradução do conhecimento científico em saber popular ajuda o público a entender qual pode ser sua contribuição”, completa a jornalista.
 
Publicação anual

A revista Ciência Pantanal  foi incialmente criada pela WCS Brasil (Associação Conservação da Vida Silvestre) para levar resultados de pesquisas realizadas no Pantanal aos pantaneiros e demais interessados na conservação da natureza e da cultura pantaneira.

A publicação é um dos raros momentos onde pesquisadores representando várias instituições se unem para apresentar pesquisas. O volume 5 conta com 11 artigos de 49 autores de 21 organizações. 

O objetivo de revista é de criar um canal de diálogo e troca de saberes entre a comunidade científica e a sociedade pantaneira, ajudando a popularizar a ciência, e a divulgar os projetos de conservação no Pantanal. Os artigos publicados têm como tema principal as pesquisas e descobertas de Pantanal e da bacia do Alto Paraguai (BAP), e são escritos com linguagem simples e acessível.
 
Capa da quinta edição da revista Ciência Pantanal
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA