Comunicadora do WWF-Brasil se junta à expedição



22 outubro 2008
Com a chegada de Ana Cíntia, a equipe de comunicação está completa
© WWF-Brasil / Zig Koch
Por Ana Cíntia Guazzelli

Saí de Brasília ontem, às 9h, e depois de quase 30 horas finalmente aportei no barco Comandante Quadros II. Deixei o hotel em Manaus, hoje, por volta das 4h30, para pegar um avião rumo a Barcelos/AM. Lá, fui recepcionada por Samuel Tararan e pela cozinheira Célia, que aproveitaram a ida à cidade para fazer compras de comida, remédios e materiais de pesquisa que faltavam na expedição.

No interior das ilhas do Arquipélago de Mariuá, onde a equipe se encontra, a beleza cênica é indescritível. A água negra do rio contrasta com a areia branquinha das extensas praias que surgem com a baixa do nível da água.

Hoje pela manhã, a equipe de comunicação acompanhou o biólogo Márcio Luiz de Oliveira, especialista em abelhas, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). É baixa a densidade destes animais nos locais visitados. A homogeneidade dos ambientes e a falta de floração nesta época do ano foram apontadas pelo pesquisador como possíveis causas para a baixa incidência desses insetos. Algumas abelhas foram capturadas em armadilhas feitas por ele mesmo com garrafas pet.

À tarde, Samuel distribuiu as camisetas confeccionadas especialmente para a Expedição Mariuá-Jauaperi e chapéus para tripulantes, pesquisadores, técnicos e comunicadores.

Amanhã cedinho o barco parte para o rio Jufaris, onde deve se encontrar com a outra equipe da expedição, que esteve na comunidade de Caicubi nos últimos cinco dias. Eu, Zig Koch e Robson Maia acompanharemos os ornitólogos, a partir das 5h, na busca de um bando de pássaros que se exibem para atrair as fêmeas para a reprodução.

Agora são 20h45 (horário do Amazonas, que não entrou em horário de verão). Vamos tentar gravar a captura de morcegos por Janaína Gazarini, especialista em quirópteros, que montou 12 redes na praia do Papagaio, distante a 15 minutos de voadeira do local onde o barco está atracado. Se tudo der certo, amanhã teremos fotos dos pequenos mamíferos alados.

Com a chegada de Ana Cíntia, a equipe de comunicação está completa
© WWF-Brasil / Zig Koch Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA