As trágicas queimadas que vimos em 2019 estão se repetindo neste ano
Grande parte das queimadas no bioma é criminosa e consequência direta do desmatamento, que avança cada vez mais rápido por causa do roubo de terras públicas, invasão de garimpeiros e exploração ilegal de madeira, entre outros.
Entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve 33% mais desmatamento do que no mesmo período de 2019, ano em que uma área de floresta equivalente a oito vezes a cidade do Rio de Janeiro foi derrubada.
A soma dos alarmantes índices de desmatamento e queimadas com o início da estação seca na Amazônia resulta na repetição da tragédia que vimos ano passado. Com o agravante de, em 2020, também estarmos enfrentando a pandemia de Covid-19, doença que ataca o sistema respiratório.
A crise das queimadas na Amazônia parece não ter fim. Este ano, vimos novos recordes de incêndio na região, causados também pelo desmatamento. Seguimos agindo para proteger a Amazônia, mas precisamos de você.
Para proteger a Amazônia e garantir nosso futuro, DOE
#CuidarComeçaAgora
Mariana Napolitano, gerente de Ciências do WWF-Brasil
O WWF-Brasil, graças a doações de indivíduos e empresas no Brasil e em outros países conseguiu destinar equipamentos de combate ao fogo para bombeiros, guardas florestais, brigadistas e comunidades indígenas do Acre e do Amazonas.
Além disso, nossos projetos já atingiram 55,8 milhões de hectares ou cerca de 14% da Amazônia brasileira, uma área maior que a soma dos territórios da Espanha e da Suíça. Leia mais aqui.
Para proteger a Amazônia e garantir nosso futuro, o #CuidarComeçaAgora.
Seja nosso parceiro! Doe e nos ajude a cuidar da vida das pessoas e do planeta.
Com desmatamento em alta na Amazônia e Cerrado, país perde biodiversidade, afeta o clima global e pode ser o centro de origem de novas zoonoses
13 jan 2021 Leia mais »Nosso país está em 1º lugar no ranking mundial de diversidade
12 jan 2021 Leia mais »No ano das crises, nos fortalecemos e chegamos mais longe do que nunca em coletivos e parcerias
01 jan 2021 Leia mais »Enorme queda na biodiversidade, impacto das queimadas e contaminação por mercúrio nas espécies foram alguns fatores que chamaram a atenção e exigiram ...
30 dez 2020 Leia mais »Historicamente excluídos de políticas públicas, povos indígenas e tradicionais ficaram especialmente vulneráveis ao coronavírus
29 dez 2020 Leia mais »