BB e WWF-Brasil promovem debate sobre diretrizes de sustentabilidade para o crédito



26 junho 2018    
Participantes do Rio de Janeiro
© WWF-Brasil
Por Taís Meireles

Quando uma empresa procura o Banco do Brasil para a concessão de crédito, uma série de critérios e avaliações de risco são levados em consideração, incluindo Diretrizes de Sustentabilidade para o Crédito, definidas em parceria com a ONG ambiental WWF-Brasil.

Desde 2011 as duas instituições trabalham juntos no fomento à Economia Verde e revisam essas diretrizes periodicamente para garantir o menor risco socioambiental nos negócios do BB.

Assim, partes interessadas dos setores de Mineração e Petróleo & Gás se reuniram nesta segunda, 25, para discutir as diretrizes de sustentabilidade, simultaneamente, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Um questionário de avaliação online também foi disponibilizado para stakeholders que não puderam comparecer ao evento.

Participaram ao todo 20 pessoas, entre funcionários do Banco do Brasil, especialistas do WWF-Brasil, empresas setoriais, como a Petrobras, e governo. André Nahur, do WWF-Brasil, comentou: “Petróleo e Gás é um setor que gera muito impacto ambiental, mas que também pode ajudar o Brasil na transição para uma economia de baixo carbono”.

Pensando de forma similar, Ricardo Cantarani, da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, sugeriu: “As empresas desse setor, têm a obrigação já de investir em projetos de pesquisa e inovação. Se o BB os incentivar, esses projetos podem sempre ser voltados ao meio ambiente, por exemplo”.

Antes dos setores de Mineração e Petróleo & Gás, no ano passado foi realizado um workshop específico para os setores de Construção Civil e Energia Elétrica.

Os setores de Transportes e Papel e Celulose são discutidos internamente pelo BB e o WWF-Brasil. Commodities do Agronegócio brasileiro também são debatidas em workshops específicos.

BB e a Economia Verde

As Diretrizes de Sustentabilidade auxiliam o BB a trabalhar em alinhamento com seus princípios de responsabilidade socioambiental e fazem parte da estratégia de Economia Verde da instituição.

A partir das discussões realizadas nesta segunda e do questionário online, o Banco do Brasil fará a revisão interna das diretrizes e as publicará em seus canais. Para conhecer as atuais Diretrizes de Sustentabilidade do BB para o Crédito, clique aqui.
 
Participantes do Rio de Janeiro
© WWF-Brasil Enlarge
Participantes de São Paulo
© WWF-Brasil Enlarge
Participantes de Brasília
© WWF-Brasil Enlarge
Cada participante, deixou suas observações e outras pessoas também colaboraram externamente por meio de questionário online
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA