Programa Água Brasil promove discussão sobre diretrizes de sustentabilidade

junho, 21 2017

WWF-Brasil e o Banco do Brasil reúnem 30 stakeholders em São Paulo para atualizar as Diretrizes de acordo com as necessidades da sociedade.
Por Taís Meireles

O WWF-Brasil e o Banco do Brasil realizaram nesta terça (20), em São Paulo, um painel de stakeholders para debater sobre as diretrizes de concessão de crédito sustentável para clientes do Banco do Brasil. Cerca de 30 pessoas participaram do evento, entre representantes do governo, iniciativa privada e do terceiro setor.

A atividade faz parte do Programa Água Brasil, iniciativa em prol do meio ambiente criada em 2010 pelo Banco do Brasil e o WWF-Brasil, em parceria com a Agência Nacional de Águas e a Fundação Banco do Brasil. As Diretrizes de Sustentabilidade foram elaboradas pelo Programa para oito setores da economia, entre 2011 e 2014, e auxiliam o BB a trabalhar em alinhamento com seus princípios de responsabilidade socioambiental.

O objetivo do painel foi discutir as Diretrizes de Sustentabilidade BB para o Crédito dos setores de Construção Civil e Energia Elétrica. Durante a abertura, Wagner Siqueira, gerente executivo de Responsabilidade Socioambiental da Diretoria de Estratégia e Organização do Banco do Brasil, falou sobre a parceria entre BB e WWF e a importância de a instituição financeira desenvolver sua estratégia de concessão de crédito através de diretrizes como essas.

Marcelo Brasileiro, CFO do WWF-Brasil, falou também sobre a importância de estratégias como essa, que reduzam emissões e melhorem a qualidade de vida no mundo. “A demanda do homem sobre o planeta está 50% maior do que a natureza consegue se renovar. Ou seja, hoje, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos necessários para a nossa pegada ecológica (medida da demanda da humanidade sobre o meio ambiente)”.

Segundo Guilherme Syrkis, assessor especial do Ministério de Minas e Energia e um dos participantes do painel, o evento contribuiu para estreitar o relacionamento com o BB. “Vislumbramos aqui possibilidades de financiamento de energias renováveis e geração distribuída, fomentando o mercado para fontes mais eficientes e com baixa emissão de carbono”, destacou.

Para Vanessa Dias, do Sinduscon-SP, o mais importante foram os debates em grupos com diferentes stakeholders, cada um com seu ponto de vista. "Dessa forma pudemos melhorar as diretrizes juntos e chegar em um denominador comum, bom pra todos", comentou.

A partir das discussões realizadas nessa terça, o Banco do Brasil fará a revisão interna das diretrizes e as publicará em seus canais. Para conhecer as atuais Diretrizes de Sustentabilidade do BB para o Crédito, clique aqui.
Stakeholders participam de painel sobre diretrizes de sustentabilidade para o crédito
© Taís Meireles / WWF-Brasil
Marcio Gama, do Banco do Brasil, apresenta as diretrizes de sustentabilidade para o crédito
© Taís Meireles / WWF-Brasil