Um Dia No Parque promove festival online e ações de valorização das UCs do Brasil | WWF Brasil

Um Dia No Parque promove festival online e ações de valorização das UCs do Brasil



30 setembro 2020    
Um Dia no Parque 2020
© Divulgação
A programação reúne especialistas e personalidades da música, arte e cultura em geral

Por Coalizão Pró-UCs


Qual é a sua conexão com a natureza? É com essa pergunta que iniciamos oficialmente a campanha do Um Dia No Parque 2020, que acontece em 18 de outubro, entre uma série de atividades inspiradoras, lives, participações de especialistas e personalidades da música, fotografia, cultura e arte em geral. 

A campanha tem realização da Coalizão Pró-UCs e pretende chamar atenção para as UCs (Unidades de Conservação), trazendo nos temas centrais a comemoração dos 20 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e a temática Saúde e Natureza para a vida de todos e todas.

Os tempos de pandemia transformaram as atividades do evento, que está em sua terceira edição, em ações online. No entanto, a mudança de formato, não tira o prestígio e a excelência da programação da campanha, que conta com histórias e experiências diversas sobre conexão com a natureza.

A programação desta edição, agora ampliada, tem o destaque oficial para o 18 de outubro, com a transmissão do festival pelo Youtube, e traz também, ações ao longo de toda a semana do evento.

Temas
Na temática das UCs, o #UmDiaNoParque ressalta os serviços que esses importantes espaços de preservação trazem para o país e para as pessoas. Afinal, conservar e se conectar com a natureza também envolve dar valor ao potencial para o ecoturismo, economia, educação ambiental, saúde, cultura e lazer que as UCs proporcionam.

Para isso, o evento conta com um grande tema central, nesta edição: a comemoração dos 20 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985/2000). O SNUC foi criado com o objetivo de potencializar o papel das Unidades de Conservação para que sejam planejadas e administradas de forma integrada, a fim de conservar os ecossistemas e a biodiversidade, gerar desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras.

Parceiros
Para esta edição, o Um Dia No Parque tem o apoio de parceiros especiais. Entre os principais está Proteja Talks, que reúne especialistas em áreas protegidas no Brasil, com o apoio de 14 organizações da sociedade civil, e terá como foco neste ano os 20 anos do SNUC, em atividades que acontecem na semana do dia 18 de outubro.

Além disso, a Rede de Trilhas, realizará ações presenciais controladas em Unidades de Conservação de Norte a Sul do país; e o portal de notícias ambientais O ECO, realizará o Pé No Parque, por meio de uma plataforma de comunicação de alto impacto sobre Parques Nacionais.

Ação consolidada
O Um Dia No Parque, acontece desde 2018 e chega neste ano a sua terceira edição trazendo um legado de histórias, números e inspirações. A ação já reuniu mais de 80 mil pessoas entre os Parques do país, sendo reconhecida como a maior ação de mobilização e engajamento pelas Unidades de Conservação do Brasil. Em 2019, contou com a participação de 234 UCs e mais de 10 mil fotos postadas nas redes sociais. 

A realização do evento é da iniciativa #UnidosCuidamos, da Coalizão Pró-Unidades de Conservação, um grupo de instituições comprometidas com a valorização e defesa das áreas protegidas do país.

SERVIÇO
Evento: Um Dia no Parque
Data: 18 de Outubro
Trasmissão: Instagram (@umdianoparqueoficial) e canal do Youtube (www.youtube.com/channel/UC2UPm9GfEuLkxI-hw3tiGNQ)

DOE AGORA
DOE AGORA