Um Dia no Parque 2019, a maior ação de mobilização e engajamento já realizada pelas Unidades de Conservação no Brasil

julho, 24 2019

Segundo ano da campanha contou com 231 UCs participantes; atividades promovidas pelo WWF-Brasil levaram mais de 1.600 pessoas a parques em seis cidades do país.
Aconteceu no último domingo (21) a segunda edição da campanha Um Dia no Parque. A participação de 231 Unidades de Conservação (UCs) e as mais de 10 mil fotos publicadas por visitantes de todo país consolidaram o evento marcado pela diversidade de atividades promovidas.

Apenas nas oito UCs nas quais equipes do WWF-Brasil estiveram presentes, atividades como trilhas, oficinas de fotografia, pedalada, mesas de bate-papo, aulas de yoga, turismo de observação de aves e vivências alimentícias não-convencionais, entre outras, foram oferecidas para mais de 1.600 participantes.

O Parque Estadual de Sumaúma, em Manaus (AM), bateu recorde de público ao receber 400 pessoas para as atividades que aconteceram desde às 9h da manhã. Em Rio Branco, no Acre, mais de 60 visitantes, entre adultos e crianças, aproveitaram a programação educativa do Parque Municipal Chico Mendes. Já em Brasília, as trilhas de pedalada e caminhada levaram cerca de 80 pessoas para o Parque Nacional de Brasília e para a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Granja do Ipê. No Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande (MS), o destaque ficou com as ações integrativas que reuniram por volta de 100 participantes, incluindo a Associação de Mulheres Deficientes de Campo Grande. Em Fernando de Noronha (PE) a agenda que começou com yoga ao nascer do sol e terminou com pôr do sol musical, levou 120 pessoas ao Parque Nacional Marinho e para a APA Fernando de Noronha. Em São Paulo (SP), o bate-papo com o time do WWF-Brasil seguido da trilha até o Pico do Jaraguá, no Parque Estadual do Jaraguá, contou com 40 participantes.

Para a coordenadora do Programa de Ciências do WWF-Brasil, Mariana Napolitano, “o maior indicador de sucesso foi a forma como os gestores, associações e parceiros locais incorporaram e adaptaram a ação, conferindo legitimidade e sentido a cada uma das atividades realizadas”.

Idealizada pela Rede Pró UC e realizada pela Coalizão Pró UCs, a campanha Um Dia no Parque é um convite para os brasileiros conheçam e frequentem as Unidades de Conservação. O objetivo da campanha é criar uma cultura de visitação aos parques e reservas do Brasil, tornando essa, uma data de comemoração oficial no país.

 “Essa edição do Um Dia no Parquee mostrou o quanto as nossas áreas protegidas são importantes para a sociedade. Na Mata Atlântica, onde vive a maior parcela da população urbana do Brasil, o apoio da sociedade a essas áreas é o que vai garantir um futuro próspero da nossa floresta”, afirma a bióloga e gerente de Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães.

A Coalizão é um grupo de Organizações Não Governamentais formado por instituições de todo o país que têm um objetivo em comum: o fortalecimento das Unidades de Conservação.

“A capilaridade alcançada neste 21 de julho é um reflexo concreto do trabalho colaborativo desenvolvido pela Coalizão Pró UCs, que mais uma vez mostrou sua capacidade de catalisar forças para promover a valorização das Unidades de Conservação em uma ação que atingiu todo o país”, avalia Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia.

A campanha só teve este sucesso graças ao engajamento destas instituições e parceiros de todo o Brasil, que apoiaram e abraçaram a campanha, como o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação), os órgãos ambientais estaduais, como Fundação Florestal (SP), Inea (RJ), Iap (PR), Imasul (MS), Ideflor-bio (PA), SEMA-CE, Ibram-DF, órgãos ambientais municipais, grupos, coletivos e instituições. Ao todo foram mais de 130 parceiros mobilizadores de norte a sul do país. A campanha contou também com o apoio da GIZ, Sociedade Alemã de Cooperação Internacional, e das próprias ONGs da Coalizão, que se organizaram e contribuíram para a realização da ação.

Para o Secretário Executivo Adjunto e Gerente de Projeto no IMAFLORA, Roberto Palmieri, “órgãos estaduais como o Ideflor-Bio, no Pará, e parceiros locais não sentiram estarem sós ou isolados, mas sim fazendo parte de uma rede nacional que compartilha do mesmo desejo de estar mais próximo à natureza e, unidos, cuidar dela como um patrimônio de todos os brasileiros, mesmo nos locais mais remotos e até então pouco conhecido pelos próprios brasileiros”.

Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora da iniciativa no Brasil, afirma que “Um Dia no Parque é uma ideia que veio para ficar, pois atende a uma necessidade dos brasileiros, que gostam e se preocupam com a natureza, mas que ainda estão aprendendo e descobrindo o encanto e a importância das Unidades de Conservação no país”.

Além disso, a campanha Um Dia no Parque é um grande convite à celebração da natureza, das UCs, e que gera essa noção de pertencimento e orgulho nos brasileiros, e quem participa se sente parte fundamental de algo maior.

A próxima edição, que acontece dia 20 de julho de 2020, já começou a ser preparada. A data, escolhida com base no aniversário do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), lei que rege as UCs e completa 20 anos no dia 18 de julho de 2020, torna a edição ainda mais importante e significativa.

O objetivo de 2020 é engajar mais Unidades de Conservação e levar ainda mais brasileiros para ter contato com a natureza.
Um Dia No Parque 2019 - Yoga ao nascer do sol em Fernando de Noronha (PE)
© Clarissa Paiva/WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA