Embaixador do WWF-Brasil, Chico Bento apresenta biomas brasileiros em novo livro



01 julho 2022    
Turma da Mônica – Pequeno Manual do Meio Ambiente: Ecologia e Biomas do Brasil para Crianças
© Mauricio de Sousa Produções
O caipirinha conta como dependemos da natureza e os cuidados que devemos ter para preservar toda essa riqueza

Por Mauricio de Sousa Produções e WWF-Brasil


Mauricio de Sousa sempre se mostrou preocupado e atento às questões da natureza. Tanto que criou Chico Bento, um personagem caipira e amante da natureza, e a Turma do Papa-Capim, que também representa os personagens das áreas de mata – muitas delas, infelizmente, já atingidas pelo desmatamento.

Ao longo da história, as pessoas se esqueceram que dependem da natureza e, atualmente, muitas espécies e ecossistemas sofrem o risco de desaparecer. Por tudo isso, a biodiversidade e os biomas brasileiros precisam ser estudados e, principalmente, preservados.

Esta obra segue os requisitos básicos do conteúdo ensinado nas escolas no Ensino Fundamental I e é recomendada para pais, educadores e todos os curiosos e apaixonados sobre a natureza. Ela apresenta também, ao final, glossário e índice.

O livro Turma da Mônica – Pequeno Manual do Meio Ambiente: Ecologia e Biomas do Brasil para Crianças, de Nina Nazario, lançamento da Girassol Brasil Edições, em parceria com o WWF-Brasil, aborda questões como saneamento, comunidades sustentáveis, mudança climática e vida terrestre, entre outras.
 
As plantas comem? Como a decomposição ajuda o ecossistema? O que acontece com as coisas que jogamos fora? Como ajudar a preservar a natureza? Por que há animais em extinção?

A obra trata ainda de questões como a importância da natureza, conhecer as características especiais dos ecossistemas brasileiros, entender os problemas ambientais e o que pode ser feito para amenizá-los, além de observar os seres vivos e os locais onde eles vivem. O manual ainda dá dicas de como se tornar um guardião ambiental e ajudar o meio ambiente, assim como o querido Chico Bento, o caipirinha brasileiro mais simpático de todos.
 
Como regenerar as áreas que foram degradadas? O que é erosão? Por que acontecem os desmatamentos? Como as pessoas e a natureza podem conviver em harmonia? Por que as abelhas são tão fundamentais para a nossa alimentação?

Já faz um bom tempo que o meio ambiente é assunto na internet, nos jornais e na televisão. Isso porque muita coisa vem acontecendo e a natureza está se modificando.

Nas histórias da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa sempre teve a preocupação de falar sobre o meio ambiente, os problemas e os cuidados que devemos ter com a natureza. Desde os anos 1960, o Chico Bento, um personagem bastante carismático, vivencia isso nas páginas das histórias em quadrinhos. Ele leva a mensagem de como devemos amar e cuidar do nosso planeta. Por isso, no livro, é ele quem apresenta os biomas brasileiros, conta como dependemos da natureza e os cuidados que devemos ter para preservar toda essa riqueza.

Um livro que informa, traz ao leitor a semente da consciência e muito mais, além de divertir a todos com a Turma mais amada do nosso país.
 

Sobre a autora, Nina Nazario

É Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em conservação ambiental e ecologia humana. É Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP. Autora de livros infantojuvenis sobre biomas brasileiros, publicou as obras impressas Nina no Cerrado, Nina na Mata Atlântica e Nina no Pantanal e um livro virtual sobre formigas, saúvas, Pedro e as formigas. Ministrou cursos e oficinas sobre ambiente e educação ambiental para professores do ensino fundamental da rede pública, estudantes e comunidade em geral. Trabalhou em projeto de coleta seletiva de lixo e em projetos sociais de melhoria de qualidade de vida de populações de áreas urbanas e rurais. Sua principal atividade é a elaboração e a edição de materiais didáticos de Ciências da Natureza (obras governamentais e para o mercado privado). Saiba mais em www.ninanazario.com.br e ninanocerrado.wordpress.com/
 

Lançamento na Bienal do Livro

  • 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data/ horário: 8 de Julho, das 19h às 20h
Onde: Expo Center Norte -Rua José Bernardo Pinto, 333 -Vila Guilherme, São Paulo –SP. (Espaço Oficial Infantil Navegando pelas Histórias)
Evento –bate papo: WWF-Brasil e Turma da Mônica: Transformando biodiversidade e ecologia em assunto de criançaCom Gabriela Yamaguchi –Diretora de Engajamento do WWF-Brasil e presença do Chico Bento, embaixador do WWF-Brasil. 
 

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo o país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br
Turma da Mônica – Pequeno Manual do Meio Ambiente: Ecologia e Biomas do Brasil para Crianças
© Mauricio de Sousa Produções Enlarge
Chico Bento Embaixador
© Maurício de Souza Produções Enlarge
O carismático caipira Chico Bento foi escolhido como embaixador do WWF-Brasil
© Mauricio de Sousa Produções Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA