Tudo o que você quer saber sobre o WWF-Brasil | WWF Brasil

Tudo o que você quer saber sobre o WWF-Brasil



13 março 2021    
Confira a matéria para saber tudo sobre o WWF-Brasil
© WWF-Brasil
Chegou a hora de tirar suas dúvidas sobre a nossa organização

Por WWF-Brasil


Muito prazer, somos o WWF-Brasil! Muita gente nos chama de “a” WWF, mas somos “o” mesmo, no masculino, já que nossa Razão Social é “Fundo Mundial para Natureza”. 

Criado em 30 de agosto de 1996, o WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, que atua em defesa do meio ambiente em todo o país. Nossa missão é que o ser humano viva em harmonia com a natureza, por isso, trabalhamos tão forte a questão do cuidar. Cuidar do planeta, cuidar das pessoas, cuidar da vida. Para isso, desenvolvemos ações e projetos de campo, mas também campanhas, petições, materiais de educação ambiental.  

Temos atualmente mais de 70 projetos na Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, além dos ecossistemas marinhos, na costa brasileira. Agimos sempre com base em sólido conhecimento técnico-científico e com compromisso socioambiental. 

Antes mesmo de o WWF-Brasil existir, em 1971, o primeiro trabalho de conservação da Rede WWF no Brasil foi em prol do mico-leão-dourado, espécie que na época, era desconhecida e estava ameaçada de extinção. Depois disso, passamos de cerca de 146 micos-leões-dourados para mais 3 mil vivendo livremente nas nossas florestas nas últimas duas décadas. 

O que é a Rede WWF? 
A Rede WWF é a maior organização de conservação do mundo, que atua ativamente em mais de 100 países. Temos o apoio da Rede, mas atuamos de forma independente no país desde a nossa criação, em 1996. 

Graças à Rede WWF, somos reconhecidos em todo o mundo pela nossa logo preta e branca com um panda. Por que o panda? Porque o WWF nasceu como um fundo internacional para a conservação dos ursos pandas na China. O panda da nossa logo foi inspirado na panda fêmea Chi-Chi, que tinha acabado de chegar ao Zoológico de Londres em 1961. O animal foi selecionado por ser lindo, ameaçado e amado por muitas pessoas em todo o mundo. Além disso, seria um símbolo facilmente reconhecido por todos e que poderia ser usado em impressões mais econômicas, em preto e branco. 

Nossa sigla, WWF, vem do inglês, World Wildlife Fund, que significa Fundo Mundial para a Natureza continua a ser usado. Mas, atualmente, a sigla se tornou tão forte internacionalmente que não se faz mais tradução para qualquer significado literal. Somos conhecidos simplesmente como WWF, uma organização de conservação global. A única exceção é a América do Norte, onde o antigo nome continua a ser usado.   

Hoje a Rede WWF conta com cerca de 2 mil projetos de conservação do meio ambiente pelo mundo, quase 5 milhões de associados e presença em cinco continentes. 

Dos nossos recursos, 69,7% vieram da Rede WWF em 2019. Você pode ver essa e outras informações financeiras no nosso último Relatório Anual (2019)

O balanço financeiro do WWF-Brasil é auditado anualmente por auditores independentes. Em 2019, mais uma vez, as demonstrações contábeis foram aprovadas sem ressalvas, de acordo com as normas nacionais e internacionais, seguidas pela KPMG. 

Se você também quiser apoiar nosso trabalho, pode nos ajudar:  Outra opção é fazer parte da equipe do WWF-Brasil. Hoje, somos mais de 150 colaboradores espalhados pelo país, incluindo biólogos e engenheiros florestais, mas também advogados, administradores, jornalistas e muito mais. Para entrar para o nosso time, cadastre-se em: jobs.kenoby.com/wwfbrasil
DOE AGORA
DOE AGORA