Mais de 4 mil pessoas convocadas em prol dos oceanos

novembro, 07 2017

Parceria entre WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro mobilizou ações de voluntariado, cursos e até peça de teatro para engajar a sociedade
Por Taís Meireles

Neste ano, o projeto Conhecer para Preservar, parceria do WWF-Brasil com o Instituto Mar Adentro, se superou. Mais de 4 mil pessoas já se engajaram nas ações de limpeza de praia, nos cursos sobre o meio ambiente marinho e na peça de teatro Um Passeio Mar Adentro.

As atividades buscam sensibilizar a sociedade e engajar as pessoas na proteção ao meio ambiente marinho, combatendo a poluição das praias e mares e propagando conhecimento sobre o assunto. Para se ter uma ideia, até 2050, o Fórum Econômico Mundial de Davos aponta que haverá mais plástico do que peixe nos oceanos.

“O Brasil é o 16º país que mais despeja plástico nos oceanos. 80% desse problema é gerado em terra, então é fundamental que as pessoas sejam conscientizadas da importância de descartar corretamente o lixo. Até porque o problema é cíclico. Quando os peixes comem o plástico dos oceanos, isso acaba indo para o organismo das pessoas, quando elas comem os peixes”, alerta Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil.

Ações de limpeza de praia

Para começar a atacar o problema, em março, a parceria entre as duas instituições realizou uma primeira ação de limpeza. Foram retirados 350kg de resíduos sólidos das areias de Copacabana com a ajuda de 500 voluntários. Dentre os detritos encontrados, muito plástico, mas também muitas bitucas de cigarro. Foram coletadas 4.600 guimbas, 600 tampas plásticas e 800 canudos.

Depois, mais dois clean ups foram realizados, dessa vez um nas Ilhas Cagarras, em julho, e outro nas praias Vermelha e Copacabana, em setembro. O Rio de Janeiro (RJ) foi escolhido como foco dos mutirões para dar continuidade às ações do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro desde 2011 nos arredores do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Unidade de Conservação de proteção integral situada a cerca de 5km da orla de Ipanema.

Cursos e peça de teatro

Além dos clean ups, o projeto realizou oito cursos sobre o meio ambiente marinho, trazendo temas como mamíferos marinhos, fotografia subaquática, cavalos marinhos e educação ambiental para o cotidiano das pessoas. Da mesma forma, a peça teatral Um Passeio Mar Adentro ajudou a mobilizar as pessoas, em especial o público infantil.

Por meio de ações lúdicas como a peça de teatro e as mobilizações sociais estamos conseguindo mudar a cabeça das pessoas aos poucos e ajudar a melhorar a saúde dos nossos oceanos”, comenta Clerio Aguiar, vice-presidente do Instituto Mar Adentro.

Fique ligado!
  • O próximo curso acontecerá no dia 11/11 e será sobre Tubarões e Raias. Inscreva-se!

• Para acompanhar toda a programação do projeto Conhecer para Preservar, acompanhe a página do Facebook.
Grupo de escoteiros participa do mutirão de limpeza em Copacabana em setembro
Imagem subaquática do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no Rio
© Caio Salles / WWF-Brasil
Peça Um Passeio Mar Adentro mostra de forma lúdica a importância de preservar os oceanos