WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro retiram 34kg de lixo das Ilhas Cagarras, no Rio

julho, 13 2017

Em ação do projeto Conhecer para Preservar, cerca de 90 voluntários participaram de um verdadeiro mutirão de limpeza na Unidade de Conservação
Por Taís Meireles

Em ação do projeto Conhecer para Preservar, cerca de 90 voluntários participaram de um verdadeiro mutirão de limpeza no Monumento Natural das Ilhas Cagarras – Unidade de Conservação de proteção integral situada a cerca de 5km da orla de Ipanema, no Rio de Janeiro.

O evento, realizado no último sábado (8), faz parte da parceria entre WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro e busca a conscientização das pessoas para a causa do lixo nos oceanos. “80% do plástico produzido nas cidades chegam nos oceanos. Por isso, a rede WWF em todo o mundo está focada em grandes centros urbanos, como é o caso do Rio de Janeiro, para diminuir o consumo e melhorar a gestão dos resíduos”, comenta Mariana Corá, analista de conservação do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil.

Durante o clean up de sábado, foram retirados 29kg de resíduos da Ilha Comprida e 5kg do fundo do mar ao redor do complexo de ilhas do qual ela faz parte. Ao todo, foram 34 kg de papel, papelão, plástico, vidro e até eletrônicos encontrados no oceano. No dia seguinte ao recolhimento do lixo nas Ilhas Cagarras, houve uma ação de educação ambiental na praia de Copacabana, seguida da separação e contagem dos resíduos.

“O clean up não é um fim em si, mas um meio para sensibilizar as pessoas dos problemas que o lixo marinho causa", alerta Clerio Aguiar, vice-presidente do Instituto Mar Adentro. A cada ano, milhões de toneladas de plástico são produzidos e 95% dele é descartado depois do primeiro uso, independentemente de ser reciclável.  Previsões indicam que, até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Por isso é tão importante incentivar formas mais sustentáveis de consumo, o reuso, o descarte adequado e a reciclagem.

Conhecer para Preservar

O projeto Conhecer para Preservar é uma parceria entre WWF-Brasil e Instituto Mar Adentro que busca sensibilizar a sociedade e engajar as pessoas na proteção ao meio ambiente marinho, combatendo a poluição das praias e mares e propagando conhecimento sobre o assunto. Em março, o projeto havia realizado o primeiro mutirão de limpeza, retirando 350 kg de resíduos das areias de Copacabana com a ajuda de 500 voluntários.

Este segundo mutirão de limpeza teve o apoio do ICMBio, Projeto Ilhas do Rio, Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro, Colônia de Pescadores Z-13, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e voluntários,

Ilhas Cagarras

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é uma Unidade de Conservação de proteção integral situada a cerca de 5km da orla de Ipanema, no Rio de Janeiro. O monumento é composto pelas: ilhas Cagarras, Palmas, Comprida, Redonda e as ilhotas Filhote da Cagarras e Filhote da Redonda, bem como a área marinha num raio de 10m ao redor destas ilhas e das ilhotas.

A unidade foi criada em 2010 pela Lei 12.229 e seu objetivo é proteger os remanescentes de Mata Atlântica na região, que é a segunda maior área de nidificação de aves marinhas migratórias do Brasil, sendo refúgio para aves como atobá e fragata.

Além do Clean Up de junho, Instituto Mar Adentro e WWF-Brasil realizam desde 2016 um trabalho importante na região das Cagarras de monitoramento de baleias e golfinhos. Saiba mais aqui.

Projeto Ilhas do Rio

De 2011 a 2015, o Projeto Ilhas do Rio, do Instituto Mar Adentro, se desenvolveu no Monumento Natural das Ilhas Cagarras com realização de pesquisas científicas. Desde que foi iniciado foram catalogadas 600 espécies de animais e plantas, algumas raras ou inéditas para a ciência.

O projeto trabalhou a sensibilização da sociedade para a conservação da unidade e o estímulo ao turismo sustentável por meio de atividades didático-científicas. Cursos, palestras, exposições e cinco mutirões de limpeza foram realizados nas Ilhas. Como o projeto foi finalizado em 2015, acredita-se que neste um ano e meio o volume de resíduos na região tenha aumentado consideravelmente, sendo mais um indicador para a realização do Clean Up Conhecer para Preservar em junho.
Clean up nas Cagarras retira mais de 30kg de resíduos da ilha e do mar
© Luiz Blanco / WWF-Brasil
O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é uma Unidade de Conservação a 5 km de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ)
© Luiz Blanco / WWF-Brasil