WWF-Brasil e ICLEI entregam certificado à Capital Nacional da Hora do Planeta | WWF Brasil

WWF-Brasil e ICLEI entregam certificado à Capital Nacional da Hora do Planeta



25 março 2014    
Délio Malheiros (vice-prefeito de BH), Florence Laloë (ICLEI), Marcio Lacerda (prefeito de BH) e Michel Rodrigues (WWF-Brasil) durante a entrega do certificado
© Divino Advincula/PBH/Divulgação
Nesta segunda-feira (24/03), em cerimônia oficial no Salão Nobre da Prefeitura, Belo Horizonte foi contemplada pelo WWF-Brasil e ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) como a Capital Nacional da Hora do Planeta – eleita no Desafio das Cidades que contou com a participação de 14 países. Pela primeira vez no Brasil, o concurso buscou cidades com práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por meio de planos ambiciosos, inspiradores e factíveis para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Neste ano, o foco foi no investimento em fontes limpas de energia. A capital mineira se destacou, entre outros motivos, pela área de 923 mil m² de painéis de captação de energia solar.

O próximo passo é a cerimônia de premiação em Vancouver, no Canadá, que acontecerá no próximo dia 27. Belo Horizonte concorre com Copenhagen (Dinamarca), Lappeenranta (Finlândia), Bruxelas (Bélgica), Stocolmo (Suécia), Edmonton (Canadá), Cidade do Cabo (África do Sul), Coimbatore (Índia), Muang Klang (Tailândia), Semarang (Indonésia), Monteria (Colômbia), Chicago (EUA), Cidade do México (México) e Seoul (Coreia do Sul) pelo título de Capital Global da Hora do Planeta.

"O interessante é que o público também pôde escolher as suas cidades preferidas por meio da plataforma digital do We Love Cities, nome em inglês da campanha. Nela, havia a possibilidade de escrever comentários e sugestões, que serão repassadas para as prefeituras. Belo Horizonte, por exemplo, terá acesso aos principais pedidos e anseios da população e conseguirá responder diretamente a ela", explicou Michel Rodrigues, Coordenador de Campanhas do WWF-Brasil e representante da ONG na cerimônia.

Florence Laloë, Secretária Executiva do ICLEI – Secretariado para a América do Sul, explicou a importância do Carbonn, a plataforma global utilizada pelo Desafio das Cidades para receber e aferir os dados, planos e metas das prefeituras rumo ao desenvolvimento sustentável urbano e explicou a importância das cidades no combate às mudanças climáticas.

"Hoje somos, no mundo, 50% de população urbana. No Brasil, este número cresce para 84%. Grande parte das emissões de gases de efeito estufa acontece na cidade, um desafio urgente, portanto. Levamos os dados aos países e às Nações Unidas. Os nossos esforços são para buscar apoios técnicos e financeiros para que as cidades alcancem seus objetivos. Belo Horizonte, por exemplo, tem dois inventários de emissões de carbono equivalente e políticas estratégicas de energias renováveis", afirmou.

Segundo os representantes do governo, a capital mineira tem meta de reduzir em 20% suas emissões, além de outros desafios. "A substituição da iluminação pelas lâmpadas de LED, por exemplo. Também podemos avançar na questão dos ônibus. Estamos fazendo esforço de investimento no BRT com diesel menos poluente, e o próximo passo é o diesel elétrico", finalizou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Hora do Planeta

No próximo sábado (29/03), das 20h30 às 21h30, Belo Horizonte e outras 70 cidades brasileiras apagarão suas luzes por uma hora durante a Hora do Planeta 2014. Saiba mais sobre o evento no site oficial.
Délio Malheiros (vice-prefeito de BH), Florence Laloë (ICLEI), Marcio Lacerda (prefeito de BH) e Michel Rodrigues (WWF-Brasil) durante a entrega do certificado
© Divino Advincula/PBH/Divulgação Enlarge
Michel Rodrigues, coordenador de Campanhas do WWF-Brasil, fez uma apresentação sobre a iniciativa Desafio das Cidades
© Divino Advincula/PBH/Divulgação Enlarge
Florence Laloë, Secretária Executiva do ICLEI-Secretariado para a América do Sul, explicou o funcionamento da plataforma global Carbonn
© Divino Advincula/PBH/Divulgação Enlarge
Mesa da cerimônia oficial de premiação de Belo Horizonte como a capital nacional da Hora do Planeta
© Divino Advincula/PBH/Divulgação Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA