/ ©: WWF-Brasil
Metade da população mundial vive hoje nas cidades, onde são geradas mais de 70% das emissões de dióxido de carbono do mundo. O Desafio das Cidades da Hora do Planeta (Earth Hour City Challenge) busca identificar e destacar exemplos positivos e obter apoio das cidades na transição em direção a um futuro de clima mais ameno para o planeta. O objetivo é que as participantes pensem em soluções rumo a um futuro sustentável com a força da energia renovável.

RESULTADO

 / ©: Rede WWF
Belo Horizonte é eleita a Capital Nacional da Hora do Planeta no Desafio das Cidades. Saiba mais

QUEM PARTICIPA:


Cidades de 13 países foram convidadas a enviar dados relevantes, planos e ações em uma plataforma de registro de carbono para cidades (o Carbonn) e administrada pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). Os três finalistas brasileiros foram: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além dessas, Betim, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Sorocaba, que também têm bons projetos rumo ao desenvolvimento urbano sustentável, também concorreram, mas não foram selecionadas.



Desafio das Cidades na Hora do Planeta

 / ©: WWF-Brasil
Faça o download do folder.

O Desafio das Cidades na Hora do Planeta é uma iniciativa criada para valorizar as cidades de todo o mundo que estão dando passos incríveis para se tornarem cidades mais verdes, limpas e sustentáveis e, ao mesmo tempo, inspirando outras a fazerem o mesmo.

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em Sydney, na Austrália, em 2007, quando 2 milhões de pessoas tomaram posição contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes em suas casas e empresas. Isso foi apenas o começo. Na última edição centenas de milhões de pessoas em 152 países de todos os continentes desligaram os interruptores para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.

Na edição de 2013, que aconteceu no dia 23 de março, o Brasil teve a adesão de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações.