/ ©: WWF-Brasil

As cidades indo além do apagar das luzes!

Mais da metade da população mundial vive hoje em cidades, que são responsáveis por mais de 70 por cento das emissões globais de carbono. Ao mesmo tempo, nossas cidades estão desempenhando um papel fundamental na elaboração de soluções novas e atraentes para as necessidades humanas que podem reduzir o impacto sobre o clima. O Desafio das Cidades da Hora do Planeta busca identificar e destacar exemplos positivos e apoiar as cidades na transição em direção a um futuro de clima mais ameno para o planeta.

Convidamos cidades para apresentar planos de desenvolvimento urbano inspiradores e realistas rumo a um futuro sustentável com a força da energia renovável.

No Brasil ainda temos muito a fazer! Sabemos da importância de capacitar as Prefeituras para enfrentar as mudanças climáticas, melhorando ao mesmo tempo os serviços públicos aos cidadãos e criando uma cidade mais saudável, sustentável e com melhor qualidade de vida. Combinar a busca por essas metas é possível com compromisso e visão dos líderes municipais. São esses líderes que queremos encontrar por meio do Desafio das Cidades.

Queremos convidá-los a participar novamente ou pela primeira vez e a liderar novas cidades a trilharem esse caminho.

Por que participar do Desafio?

  • Continue a relatar ações em plataforma reconhecida mundialmente e de acordo com padrões globais de relatoria climática para cidades, tornando seus dados comparáveis internacionalmente;
  • Ajude-nos a conscientizar cidadãos, governos nacionais, investidores e setor privado sobre o trabalho que as cidades estão fazendo;
  • Este ano, TODAS as cidades receberão feedback qualitativo sobre seus planos de desenvolvimento de especialistas;
  • Compartilhar experiências com outras cidades e aprenda com elas;
  • Oportunidade de visibilidade global como uma Cidade Participante, Finalista, Capital Nacional ou Capital Global da Hora do Planeta
  • Criar massa crítica com outras cidades para gerar apoio (político e financeiro) internacional pela transição rumo a um futuro sustentável.

Como participar?


1) Leia o documento Instruções ao Candidato
2) Preencha a aba "Registro" da Planilha de Relatoria em português e a encaminhe para iclei-sams@iclei.org.
3) Participe do treinamento presencial sobre desenvolvimento urbano de baixo carbono e relatoria no dia 26 de agosto, em Brasília. O Desafio das Cidades poderá apoiar a participação de até 15 cidades com passagem aérea para um representante. Envie seu registro até o dia 15 de Agosto e veja os critérios de seleção na Carta Convite ao Desafio.
4) Envie a sua Planilha de Relatoria preenchida até o dia 5 de setembro para iclei-sams@iclei.org.
5) Exponha as suas ações relatadas em evento nacional em novembro de 2014  e torça para sua cidade ser uma das três finalistas!

Como será o processo de avaliação?

Uma consultoria reconhecida internacionalmente garantirá a qualidade de todo o processo de avaliação. No ciclo 2014-2015, o foco central será  medidas para aumentar investimentos em energias renováveis. Veja  outros elementos que serão recompensados no processo de avaliação:

  • Compromissos pela transição rumo a 100% de energias renováveis;
  • Medidas para apoiar a disseminação de soluções pelo clima;
  • Soluções integradas, relevantes e de baixo carbono para necessidades da população (especialmente habitação, segurança energética, mobilidade e alimentação);
  • Credibilidade das ações e compromissos em relação à capacidade financeira da cidade (para criar condições iguais para cidades em condições diferentes);
  • Promover a participação pública e empreendedorismo;
  • Um júri internacional de especialistas de alto nível (veja membros de júris anteriores aqui) selecionarão uma Capital Nacional da Hora do Planeta para cada país participante, bem como uma Capital Global da Hora do Planeta de acordo com os critérios da Rede WWF.



Se interessou? Assista ao lado ao Webinar sobre o Desafio das Cidades da Hora do Planeta edição 2014-2015, realizado no dia 5 de agosto pelo ICLEI, e veja como a sua cidade pode fazer parte da mudança rumo a um futuro sustentável.

O Desafio das Cidades na Hora do Planeta é uma iniciativa criada para valorizar as cidades de todo o mundo que estão dando passos incríveis para se tornarem cidades mais verdes, limpas e sustentáveis e, ao mesmo tempo, inspirando outras a fazerem o mesmo.

O QUE É O DESAFIO DAS CIDADES?

 / ©: WWF-Brasil