Quer reduzir a produção de lixo em casa e na rua? Veja dicas

maio, 18 2021

Estudo realizado pelo WWF aponta que, no Brasil, a produção de lixo plástico é de um quilo semanal por pessoa

Estudo realizado pelo WWF aponta que, no Brasil, a produção de lixo plástico é de um quilo semanal por pessoa

Por WWF-Brasil 

 
A constante demanda pelo crescimento econômico pautado no consumo faz com que os produtos se tornem cada vez mais descartáveis e acompanhados de peças de marketing tão desnecessárias quanto poluidoras.  

Pelo menos 75% do plástico do mundo já é considerado desperdício. E o Brasil é o quarto país que mais gera plástico no mundo e recicla menos de 2% desse total, muito abaixo da média mundial de 9%. De acordo com estudo realizado pelo WWF, a produção de lixo plástico é de um quilo semanal por brasileiro. 

A poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água. A queima ou incineração do plástico libera gases tóxicos, alógenos e dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, extremamente prejudiciais à saúde humana. 

Ainda são poucos os estudos existentes sobre o impacto da ingestão de plásticos (micro e nano) por seres humanos e outras espécies de animais, mas sabemos que são essenciais para dimensionar o impacto da poluição de plásticos em humanos. 

É o poder de cada consumidor que vai fazer com que as empresas mudem seus padrões de produção e passem a prezar pelo controle da produção de lixo. 
 
Veja dicas de como reduzir a quantidade de lixo produzido em casa e nas ruas. 

Em casa 

  1. Use escovas de dente de bambu. Além de serem leves e terem uma durabilidade muito maior, são biodegradáveis.
     
  2. Utilize disquinhos de crochê para limpeza facial. Reutilizáveis, lindos e super agradáveis à pele.
     
  3. No banho e na cozinha utilize buchas vegetais. São excelentes para limpeza corporal e lavar louça, e é possível descartá-las em vasos de plantas.
     
  4. Prefira produtos de higiene pessoal em barra. Você se livra do plástico das embalagens e ainda economiza, pois duram mais.
     
  5. Faça café na prensa francesa ou na cafeteira italiana. Elas duram praticamente a vida toda e não precisam de filtros ou cápsulas.
     
  6. Use guardanapos de pano. São lindos e agradáveis e é possível lavá-los com sabão biodegradável.
     
  7. Evite o delivery e opte por refeições feitas em casa. Além de produzir menos lixo e economizar, é mais saudável.
     
  8. Faça compostagem do lixo orgânico. Isso diminui a quantidade de sacolas de lixo e você ainda produz o melhor biofertilizante para suas plantas.
     
  9. Experimente as calcinhas absorventes, absorventes de pano ou coletor menstrual e fraldas de pano. Podem parecer mais caros, mas pense na economia de não precisar mais comprar esses itens a todo momento.


Na rua 

  1. Leve sempre uma garrafinha ou copo reutilizável. Inclusive, você já conhece nosso copo em parceria com a Menos1Lixo? Você reduz o lixo e ainda colabora com nossas ações. Visite nossa loja online e garanta o seu.
     
  2. Carregue uma ecobag. Além de ser muito mais fácil de carregar, ajuda a compor seu look.
     
  3. Prefira as compras a granel levando os próprios utensílios. Você ajuda o meio ambiente e já chega em casa com as compras organizadas.
     
  4. Recuse canudos e outros descartáveis. O uso desses itens é tão rápido e dispensável que não vale o tamanho do impacto ambiental.
  5. Peça sorvete na casquinha. É mais gostoso e, mesmo que você não coma, o lixo gerado é biodegradável.
     
  6. Compre pão no saquinho de papel. Recuse embalagens que sejam de plástico em padarias e mercados.
     
  7. Recuse recibos e comprovantes. Muitas empresas já emitem notas fiscais eletrônicas. Controle seus gastos usando extratos bancários digitais.
     
  8. Dê preferências às latas de alumínio e garrafas retornáveis. As garrafas pet são grandes vilãs da poluição dos oceanos e levam 450 anos para se decompor.
     
  9. Dispense as embalagens de presente. Use a criatividade no reaproveitamento de embalagens antigas ou valorize o seu presente com uma linda ecobag na hora da entrega.
Reduzir o lixo produzido e o desperdício são maneiras de diminuir a nossa pegada ecológica
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA