Quem matou Ari Uru-eu-wau-wau?

abril, 19 2021

Assassinato de Ari Uru-eu-wau-wau completa 1 ano sem que responsáveis tenham sido identificados e punidos

Assassinato de Ari Uru-eu-wau-wau completa 1 ano sem que responsáveis tenham sido identificados e punidos

Por WWF-Brasil


No Brasil, 19 de abril é conhecido como "Dia do Índio". Se para os povos originários do país na data não há muitos motivos de comemoração, para os Uru-eu-wau-wau, de Rondônia, é ainda pior: nesta semana faz um ano que assassinaram o indígena Ari e o crime até hoje segue sem solução.

Além de professor na aldeia, ele era integrante da Equipe de Vigilância do território -grupo que protege a reserva contra todo tipo de crimes e invasões, principalmente de madeireiros, grileiros e garimpeiros. Foi espancado até a morte e seu corpo foi deixado junto com seus pertences e sua moto em uma estrada de terra próxima ao município de Tarilândia. Ari morreu por defender a Amazônia.

Segundo o advogado Ramires Andrade, a investigação foi iniciada pela Polícia Civil e seria repassada para a Polícia Federal, contudo, essa mudança ainda depende de decisão da Justiça Federal em Porto Velho. Enquanto isso, tudo segue parado e ninguém foi preso.

Ari Uru-eu-wau-wau tinha 34 anos, deixou esposa, dois filhos e todo um povo que chora e sofre pelo crime, pela impunidade e pela lentidão da justiça brasileira.

Para que esse caso não seja esquecido e nem repetido, parentes e amigos da vítima protestaram pacificamente na manhã desta segunda-feira, cumprindo os protocolos de segurança, em frente ao Tribunal Regional Federal em Porto Velho. Além desta ação, vários outdoors foram espalhados em todo o Estado de Rondônia com a pergunta: quem matou Ari Uru-eu-wau-wau?
 

Parentes e amigos de Ari protestaram na manhã desta segunda-feira em frente ao Tribunal Regional Federal em Porto Velho.
© Equipe de Audiovisual Uru-eu-wau-wau / JUPAÚ
Outdoors em protesto contra o assassinato de Ari Uru-eu-wau-wau são espalhados em Rondônia.
© Equipe de Audiovisual Uru-eu-wau-wau / JUPAÚ
Assassinato de Ari Uru-eu-wau-wau completa 1 ano sem que responsáveis tenham sido identificados e punidos.
© Equipe de Audiovisual Uru-eu-wau-wau / JUPAÚ
DOE AGORA
DOE AGORA