Concurso Ideias Renovadoras: Alimentos em CSA e PNAE



21 agosto 2020    
Ercílio e Norma Braun, com o filho Thiago, fazem parte do programa Reflorestar, do governo do Espírito Santo
© Ercílio Braun / acervo pessoal
Ercílio e Norma Braun são vencedores de projeto que visa promover os Sistemas Agroflorestais

Por Taís Meireles

Projeto de Diversificação Produtiva Agroecológica em Colatina (ES) é um dos vencedores do Concurso Ideias Renovadoras: Plantando Árvores e Colhendo Alimentos da região da bacia do Rio Doce. Tudo começou quando Ercílio e Norma Braun foram incluídos no programa Reflorestar, do governo do Espírito Santo, em 2015, para receber Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) pelo plantio de árvores nativas e frutíferas.

Além da grande variedade do Sistema Agroflorestal (SAF), o casal planta também feijão, arroz, milho, aipim, batata e abóbora para comercialização em feiras, por meio de cestas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


“A gente já tinha o cuidado com a natureza, com as nascentes, buscando sempre uma produção sustentável, mas com o Reflorestar, pudemos aumentar ainda mais essas iniciativas”, explica Ercílio, que produz alimentos para o sustento da família e comercialização.

“Um dos principais problemas aqui era a falta d’água. Principalmente na área do SAF, não vemos hoje mais enxurrada. Antes descia muita água e terra, e enterrava a nascente. Agora praticamente não desce mais água, e a que desce é limpa. A água vai infiltrando e fortalecendo as nascentes”, comemora o produtor, que tem 42 hectares de mata preservada, 11 hectares de regeneração natural com SAF e mais 1 hectare às margens do córrego com espécies nativas, frutíferas, banana, palmito, entre outras.

A propriedade de Ercílio e Norma é um exemplo na região, recebendo estudantes e pesquisadores para visitas e estágios sobre conservação e conscientização. “Falamos e mostramos a importância de se conservar, e eles conhecem as ações, aprendendo na prática. É o retorno mínimo que podemos dar para contribuir”, conclui o agricultor.

O projeto do casal de Colatina (ES) foi selecionado pelos jurados do Concurso Ideias Renovadoras como uma das iniciativas vencedoras pelo seu poder de disseminação e pela rica troca de experiências sobre os recursos hídricos na região.

Para saber mais sobre os vencedores do Concurso, clique aqui
Ercílio e Norma Braun, com o filho Thiago, fazem parte do programa Reflorestar, do governo do Espírito Santo
© Ercílio Braun / acervo pessoal Enlarge
A propriedade do casal fica em Colatina (ES), dentro da bacia do Rio Doce
© Ercílio Braun / acervo pessoal Enlarge
São 42 hectares de mata preservada, 11 hectares de SAF e mais 1 hectare às margens do córrego com espécies nativas, frutíferas, banana, palmito, entre outras
© Ercílio Braun / acervo pessoal Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA