Chico Bento comemora o Dia do Pantanal com o WWF-Brasil

novembro, 12 2015

O caipira mais querido do país é o embaixador da proteção das nascentes
Dia 12 de novembro é o Dia do Pantanal, a maior área úmida do planeta e um dos biomas brasileiros com maior fonte de vida de diversas espécies animais e vegetais, mais de 4 mil espécies de animais e plantas registrados. O Chico Bento não poderia ficar de fora da comemoração, já que é o Embaixador do WWF-Brasil da Proteção das Nascentes do Pantanal.

O WWF-Brasil trabalha desde 2012 para conservar os rios e nascentes das Cabeceiras do Pantanal, área onde nascem 80% das águas responsáveis por inundar a planície, alimentar a biodiversidade e abastecer uma região onde moram mais de três milhões de pessoas. 

O projeto, denominado Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, vai recuperar 700 quilômetros de rios (Paraguai, Jaurú, Sepotuba e Cabaçal) e mais de 70 nascentes localizadas em 25 municípios de Mato Grosso e mais de 23 mil hectares serão reflorestados.

Saiba mais sobre o Pantanal
Estima-se que o bioma abriga 656 tipos diferentes de aves, 325 de peixes, 159 de mamíferos, 98 de répteis, 53 de anfíbios e, ainda 3,5 mil tipos de plantas. Somando tudo são 4,7 mil espécies que vivem na região. Há várias ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e a arara-azul. Mesmo com imensa relevância ecológica, o brasileiro sabe pouco sobre o Pantanal. 

Embora seja o bioma com a menor extensão territorial no Brasil, o Pantanal é um dos mais exuberantes e o menos afetado: ainda mantêm 85% de sua cobertura vegetal nativa. A maior parte dos mais de 11% suprimidos foram alterados pela ação humana, na exploração de monocultivos de soja, cana-de-açúcar  e eucalipto, nas erosões do solo, na criação extensiva de gado em pastos plantados e na implementação de obras de infraestrutura, por exemplo, barragens e hidrovias.
 
Não é à toa, que o Pantanal é considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Essas reservas, declaradas pela Organização das Nações Unidas (ONU), são instrumentos de gestão e manejo sustentável integrados que permanecem sob a jurisdição dos países nos quais estão localizados.
 
São 170.500,92 km² totais - 62% da área está no Brasil distribuída pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso,20% está na Bolívia e 18% no Paraguai -, sendo que a porção do Pantanal brasileiro equivale à soma das áreas de quatro países europeus: Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.
 
O Chico Bento é nosso embaixador da proteção das nascentes do Pantanal
© MSP/WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA