WWF-Brasil levou o programa Madeira é Legal à Feira Internacional da Construção Civil
março, 23 2015
Objetivo foi mostrar os benefícios do uso da madeira legal e certificada
O Programa Madeira é Legal, desenvolvido pelo WWF-Brasil em conjunto com várias instituições parceiras, esteve presente, durante o mês de março, na 21ª edição da Feira Internacional da Construção Civil – a maior feira do setor da América Latina. Na ocasião, as instituições promoveram a madeira legal e certificada como um recurso valioso e disponível para construtoras, incorporadoras, arquitetos e engenheiros – capaz de unir a demanda de matérias-primas sustentáveis com a proteção da Amazônia e o consumo consciente das empresas com a geração de renda responsável dos povos da floresta.
A feira em questão ocorreu entre os dias 10 e 14 de março no Parque de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Promovida pela empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado, a “Feicon”, como é conhecida, reuniu grandes empresas nacionais e internacionais.
A participação na Feira da Construção Civil foi uma promoção do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras de São Paulo (Sindimasp) e do WWF-Brasil.
Atrações
Durante o evento, os responsáveis pelo Madeira é Legal apresentaram um estande onde foram expostos diversos trabalhos, assim como espécies madeireiras sustentáveis que podem ser utilizadas pelo segmento da construção civil.
O WWF-Brasil levou para a feira um totem interativo, onde era possível consultar diversas publicações. Além disso, o Sinduscon-SP montou um estúdio naquele local, promovendo e transmitindo debates ao vivo.
Várias reuniões foram realizadas, com temas estratégicos como: compras públicas, mercado certificado, o Cadastro de Comerciantes de Madeira do Estado de São Paulo (Cadmadeira), e a cadeia produtiva legal e certificada.
Possibilidades
Segundo um dos operadores do programa, o analista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, a participação na Feicon foi uma grande oportunidade de mostrar, para o setor da construção civil, as possibilidades existentes no uso da madeira legal e certificada: “Utilizando recurso de boa origem, os empresários e organizações ajudam na manutenção das florestas brasileiras, colaboram com a geração de renda de comunidades extrativistas e agregam valor aos seus produtos. Existe uma série de benefícios em seu uso”, disse Ricardo.
O representante do Sindmasp, Rafik Russein Filho, afirmou que existem várias ações que o setor da construção civil pode pôr em prática para aliar o uso da madeira aos princípios da sustentabilidade e promover a reutilização e a reciclagem: “O uso sustentável é um processo onde todos devem participar de forma conjunta, na produção, na comercialização, no consumo consciente, na segregação e destinação correta dos resíduos gerados”, afirmou.
Conheça o programa
O Madeira é Legal foi criado em março de 2009. Ele é um protocolo de cooperação assinado por 23 instituições e tem como objetivo incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada no estado de São Paulo.
Entre as diversas ações implementadas pelo programa estão a publicação de livros e manuais; a realização de capacitações para associações de classe, como construtoras e incorporadoras; a promoção de um workshop internacional com produtores da Colômbia; a realização de um estudo para aperfeiçoar a tributação desta matéria-prima no Estado de São Paulo.
São signatários do Programa Madeira é Legal diversas instituições. Entre elas, estão os governos Estadual e Municipal de São Paulo, o SindusCon–SP, a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes).
Links relacionados
- Veja, na TV SindusconSP, nosso analista de conservação, Ricardo Russo, falar sobre o mercado brasileiro da madeira legal e certificada
- Veja o trecho de um dos debates realizados durante a Feira Internacional da Construção Civil
- Conheça o site do programa “Governança Florestal e Comércio Sustentável da Madeira Amazônica"