Guia de Fauna do Parque Nacional do Iguaçu

julho, 03 2014

Um guia para valorizar as riquezas do Parque Nacional do Iguaçu
As áreas do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e do Parque Nacional Iguazú, na Argentina, chegam a 244 mil hectares protegidos de Mata Atlântica e abrigam mais de 250 espécies de árvores. Estima-se ainda que mais de 550 espécies de aves, 120 de mamíferos, 635 espécies de borboletas, 79 de répteis e 55 de anfíbios possam ser encontradas lá. É um dos parques naturais mais visitados do País, que movimenta a economia local, regional e nacional.

A Mata Atlântica está entre os cinco biomas mais ricos em diversidade biológica do mundo, fonte de água para 60% da população brasileira. Controla o clima, protege encostas, permite pesquisas e abriga milhares de espécies vegetais e animais que podem ser facilmente observadas nas trilhas das matas e no Rio Iguaçu. Sua importância se reflete na economia, no desenvolvimento e nas relações sociais das cidades, entre muitos outros aspectos.

Entretanto, é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo atualmente. Já cobriu boa parte do território brasileiro mas, hoje, está fragmentado e reduzido a apenas 11,7% do que era originalmente.

Considerando a riqueza da biodiversidade da região, o WWF-Brasil sempre se envolveu com este bioma e trabalha ativamente com projetos para a conservação dos remanescentes desta floresta. Por tudo que a Mata Atlântica, sua fauna e flora, seus povos e culturas representam para o País, o WWF-Brasil produziu este guia sobre a fauna do Parque Nacional do Iguaçu. Com esta publicação, esperamos contribuir para a conscientização dos visitantes e da população em geral sobre a importância da conservação deste patrimônio nacional. E o primeiro passo é o conhecimento.

Boa caminhada!

Guia de Fauna do Parque Nacional do Iguaçu
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA