Almanaque Esec-AE 2009

17 dezembro 2009


A revista reúne as experiências de alunos, professores da rede pública e pesquisadores que atuam na Estação em ações de valorização e conservação do Cerrado e das águas do Distrito Federal.

O Projeto Águas do Cerrado, que tem apoio do WWF-Brasil, com recursos da Seguros Unimed, entre outros parceiros, trabalha com crianças nas escolas de Planaltina e com educadores ambientais para incentivar a participação de alunos na conservação do Cerrado e das águas.

Águas do Brasil -- A Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esec-AE) abriga, em seus mais de 10 mil hectares, um fenômeno interessante e muito raro: duas nascentes localizadas a 800 metros uma da outra, contribuem com duas das principais bacias hidrográficas do país. As águas de uma delas seguem para o norte, abastecendo a bacia do Tocantis, a outra segue para o sul e contribui com a bacia do Paraná-Prata.

A Esec-AE  é uma unidade de conservação de proteção integral, criada em 1968, destinada à proteção do ambiente natural, realização de pesquisas ecologia e à educação conservacionista. A unidade foi declarada pela Unesco como uma das áreas que compõem a área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado (fase I).

Apesar de  relativamente pequena, a Esec-AE reúne as todas as características de Cerrado:  cerradão, cerrado stricto sensu, campo cerrado, capo sujo, campo limpo, mata de galeria alagada e não alagada, veredas, campo úmido e campo de murunduns.

DOE AGORA
DOE AGORA