Energia Sustentável | WWF Brasil

What would you like to search for?

ENERGIA SUSTENTÁVEL

© Adriano Gambarini/WWF-Brasil

A mudança climática é talvez o maior desafio que a humanidade já enfrentou. Afeta todos os cantos do nosso planeta - dos pólos aos trópicos e das montanhas aos oceanos. As pessoas e a natureza em todo o mundo já estão sentindo os efeitos: o suprimento de água está encolhendo, os eventos climáticos extremos aumentam em frequência e intensidade, as florestas queimam e os recifes de coral morrem.
 
Governos e comunidades estão se unindo para agir - e ainda podemos escapar dos piores impactos da mudança climática e construir um futuro mais seguro para todos. Mas precisamos fazer mais e mais rápido.
 
Mais importante, precisamos intensificar os esforços para deixar de usar combustíveis fósseis - a maior causa das mudanças climáticas - para energia limpa e renovável.

O IMPACTO DA NOSSA DEMANDA DE ENERGIA

© Fotos Públicas

Desde a revolução industrial, as ações humanas fizeram com que as temperaturas globais médias subissem quase 1 ° C. Os níveis de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera são mais altos do que em qualquer momento da existência humana e ainda estão aumentando devido às nossas demandas de energia. Nas próximas décadas, as temperaturas globais continuarão a subir. Mas ainda não sabemos quanto e com que rapidez eles subirão.
 
Os cientistas alertam que 1,5 ° C de aquecimento provavelmente terá impactos catastróficos. Eventos climáticos extremos - de inundações e tempestades a secas e ondas de calor - trazendo enormes custos sociais e econômicos. Derretimento do gelo, causando elevação do nível do mar, inundando cidades costeiras e nações insulares inteiras. Escassez de água e falhas nas colheitas, causando escassez de alimentos e movimentos sem precedentes de pessoas nos países e através das fronteiras nacionais. Danos enormes e irreversíveis à natureza, potencialmente levando à extinção em massa.
 
E isso pode acontecer dentro de uma vida humana, deixando nossos filhos e netos para lidar com os resultados.

TÉRMICAS SÃO POLUENTES E CARAS

Mesmo assim, 30% da eletricidade brasileira vem da queima de combustíveis fósseis, prejudicando a saúde, o meio ambiente e o nosso bolso

© Thomas Haugersveen / WWF-Norway

ENERGIA TAMBÉM SIGNIFICA QUALIDADE DE VIDA

Ainda hoje, cerca de um milhão de famílias não têm acesso à energia elétrica no Brasil (Aneel,2016). A maioria dessas pessoas vive na Amazônia, em comunidades ribeirinhas ou indígenas, onde só é possível chegar por meio de barco.

Não ter eletricidade significa não ter água encanada, não ter conservação de alimentos pelo frio, depender de lamparina à noite e beber água morna, mesmo nos dias mais quentes. 

Para enfrentar essa realidade, foi criado o projeto em 2016 piloto Resex Solar, uma iniciativa do WWF-Brasil com o ICMBio e diversos parceiros. O resultado é a demonstração prática de que energia solar é benéfica e viável, técnica e economicamente, mesmo para populações isolada. 

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O RESEX SOLAR

O QUE POSSO FAZER?

© WWF-Brasil / Julio Vilela

Ações grandes e pequenas podem ajudar a combater as mudanças climáticas, não importa onde você esteja:

 

 
  • Ande, ande de bicicleta, use transporte público ou carona com mais frequência
  • Cultive uma planta
  • Desligue as luzes e outros aparelhos elétricos quando não estiverem em uso
  • Converse com seu fornecedor de energia sobre a instalação de painéis solares
  • Seque a roupa ao ar livre em vez de usar o secador
  • ​Descubra como você pode influenciar a política local e faça seu governo priorizar as energias renováveis
  • Acesse a publicação abaixo e veja como mudança no tipo de transporte pode trazer benefícios para sua saúde e o planeta​