The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
A mudança climática é talvez o maior desafio que a humanidade já enfrentou. Afeta todos os cantos do nosso planeta - dos pólos aos trópicos e das montanhas aos oceanos. As pessoas e a natureza em todo o mundo já estão sentindo os efeitos: o suprimento de água está encolhendo, os eventos climáticos extremos aumentam em frequência e intensidade, as florestas queimam e os recifes de coral morrem.
Governos e comunidades estão se unindo para agir - e ainda podemos escapar dos piores impactos da mudança climática e construir um futuro mais seguro para todos. Mas precisamos fazer mais e mais rápido.
Mais importante, precisamos intensificar os esforços para deixar de usar combustíveis fósseis - a maior causa das mudanças climáticas - para energia limpa e renovável.
Os cientistas alertam que 1,5 ° C de aquecimento provavelmente terá impactos catastróficos. Eventos climáticos extremos - de inundações e tempestades a secas e ondas de calor - trazendo enormes custos sociais e econômicos. Derretimento do gelo, causando elevação do nível do mar, inundando cidades costeiras e nações insulares inteiras. Escassez de água e falhas nas colheitas, causando escassez de alimentos e movimentos sem precedentes de pessoas nos países e através das fronteiras nacionais. Danos enormes e irreversíveis à natureza, potencialmente levando à extinção em massa.
E isso pode acontecer dentro de uma vida humana, deixando nossos filhos e netos para lidar com os resultados.
Mesmo assim, 30% da eletricidade brasileira vem da queima de combustíveis fósseis, prejudicando a saúde, o meio ambiente e o nosso bolso
Ainda hoje, cerca de um milhão de famílias não têm acesso à energia elétrica no Brasil (Aneel,2016). A maioria dessas pessoas vive na Amazônia, em comunidades ribeirinhas ou indígenas, onde só é possível chegar por meio de barco.
Não ter eletricidade significa não ter água encanada, não ter conservação de alimentos pelo frio, depender de lamparina à noite e beber água morna, mesmo nos dias mais quentes.
Para enfrentar essa realidade, foi criado o projeto em 2016 piloto Resex Solar, uma iniciativa do WWF-Brasil com o ICMBio e diversos parceiros. O resultado é a demonstração prática de que energia solar é benéfica e viável, técnica e economicamente, mesmo para populações isolada.
Ações grandes e pequenas podem ajudar a combater as mudanças climáticas, não importa onde você esteja:
- Ande, ande de bicicleta, use transporte público ou carona com mais frequência
- Cultive uma planta
- Desligue as luzes e outros aparelhos elétricos quando não estiverem em uso
- Converse com seu fornecedor de energia sobre a instalação de painéis solares
- Seque a roupa ao ar livre em vez de usar o secador
- Descubra como você pode influenciar a política local e faça seu governo priorizar as energias renováveis
-
Acesse a publicação abaixo e veja como mudança no tipo de transporte pode trazer benefícios para sua saúde e o planeta