© André Dib/WWF-Brasil

USE SUA VOZ PELA BIODIVERSIDADE 

Por fornecer alimentos, água, remédios, matérias-primas, a biodiversidade é a base da nossa vida no planeta. Se houver uma crise ou grande perda dela, estaremos, certamente, entre os mais afetados.  Para entendermos melhor o valor da biodiversidade – também conhecida como diversidade biológica –, não basta apenas enxergarmos ela como todas as formas de vida na Terra – animais, plantas, micro-organismos. Sua importância também está nos genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. É uma verdadeira teia da vida.  

Toda essa diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta: desde os desertos e geleiras até as florestas tropicais. Hoje estima-se que há de 10 milhões a 50 milhões de espécies no mundo. Só aqui no Brasil há aproximadamente 20% delas!   

Mas estamos cuidando bem da nossa biodiversidade? Infelizmente, não. A diversidade biológica em todo o planeta está ameaçada. A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam essas florestas poderão ser extintas dentro dos próximos 30 anos. Isso é muito grave! 

Na contramão de tudo isso, surgiram algumas iniciativas a favor da preservação da biodiversidade no mundo, como a Convenção da Diversidade Biológica, para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Mais de 160 países assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993.  

A Rede WWF e o WWF-Brasil também estão nessa causa, promovendo programas de conservação em 35 locais prioritários no mundo. Aqui as ações estão concentradas na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal. Sabia mais sobre biodiversidade aqui  e veja o que pode ser feito pelos biomas brasileiros aqui.  

Você também pode fazer a sua parte para contribuir com a preservação do nosso meio ambiente, praticando, por exemplo, o consumo consciente.

Use sua voz pela biodiversidade!   

 

DOE AGORA
DOE AGORA