Desafio das Cidades | WWF Brasil
© WWF-Brasil

O que é o Desafio das Cidades pelo Planeta?

O Desafio das Cidades pelo Planeta (One Planet City Challenge - OPCC, em Inglês) é uma competição bienal entre as cidades ao redor do mundo para mobilizar a transição em direção a um futuro sustentável e ação climática para cumprir o Acordo de Paris.

Esta iniciativa foi concebida e é executada pelo WWF e pelo ICLEI. É um chamado para que governos locais relatem seus planos, programas e ações de Desenvolvimento Urbano de Baixas Emissões e Mudanças Climáticas, em uma plataforma pública e cumprindo com um padrão internacional.

Um júri internacional de especialistas elege as cidades com os planos mais ambiciosos, inspiradores e realizáveis ​​e concede reconhecimento à cidade que ganhou o desafio.

O Desafio das Cidades oferece a oportunidade para cidades, municípios e áreas metropolitanas darem o exemplo e INSPIRAREM O MUNDO.

Uma visão geral no Desafio:

  • É uma competição amistosa para mobilizar cidades e ajudar os países a cumprir o Acordo de Paris.
  • Nosso objetivo é apoiar e celebrar 100 cidades com planos de ação para ajudar a manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5ºC até 2020. O mundo está ansioso para que lideranças transformacionais mostrem como é possível conseguir.
  • É a maior competição do tipo: mais de 400 cidades nos 5 continentes já participaram pelo menos uma vez.
  • As cidades participantes já aumentaram suas ambições em iniciativas globais ao reportarem mais de 5.700 ações com um potencial de redução total de 3.9 gigatoneladas de emissões de gases do efeito estufa até 2050.
  • A metodologia do Desafio das Cidades é verificada por especialistas e integra dados do recente Relatório Especial sobre o Aquecimento Global a 1,5ºC do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
  • As cidades participantes reportarão emissões, objetivos e metas em plataformas de registro padronizadas.
  • Os dados dos participantes serão analisados ​​e comparados com as trajetórias de redução de emissões recomendadas para seu tipo, on-line, para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.
  • Em seguida, orientaremos as cidades para as ações de maior impacto para reduzir suas emissões e alinhar-se ao objetivo de 1,5ºC.
  • As cidades vencedoras devem desenvolver melhores práticas e serem estratégicas em seus planos de mitigação e adaptação climática.
  • O desafio para as cidades é promovido em colaboração com parceiros como o Pacto Global de Prefeitos, ICLEI, Climate Group Leadership (C40) e CDP (Carbon Disclosure Project).
© Edward Parker / WWF

Por que participar?

Qual o processo e datas importantes?

Como participar?

• Um representante oficial da cidade deve se registrar, entrando em contato com o WWF-Brasil e Iclei pelo formulário acima.

• Em seguida, vamos enviar um e-mail para o endereço cadastrado com as instruções de como participar.

• Se você é um cidadão e deseja que sua cidade aceite nosso desafio, marque seu município em suas redes sociais (use #DesafioDasCidadesWWF), incentivando-o a participar do Desafio.

Resultados de edições anteriores

O Desafio das Cidades começou na Suécia em 2011. Naquela edição, apenas as cidades suecas participaram, mas, pouco a pouco, o Desafio foi estendido a mais países. Na edição 2017-2018, mais de 100 cidades de 21 países do mundo participaram.

O Brasil iniciou sua participação na edição de 2013/2014. Até o momento, a prefeitura de Belo Horizonte tem sido a grande campeão, mas outras cidades tammbém têm se destacado e a disputa está cada vez mais acirrada, tanto no Desafio quanto na Campanha Nós Amamos as Cidades (We Love Cities), de votação popular.. 

E nesta edição, quem será que vai passar à frente no Desafio?

Nós amamos as cidades! (We love cities)

As cidades selecionadas como finalistas pelo Júri Internacional participam da campanha de comunicação nas mídias sociais (#WeLoveCities). Onde os cidadãos podem votar em sua cidade favorita, faça upload de fotos que demonstrem as ações que estão ocorrendo na sustentabilidade e na mudança climática, e / ou sugiram melhorias.

A campanha Nós amamos as cidades começa na próxima fase do Desafio (2020).

DOE AGORA
DOE AGORA