Anote na agenda: sábado (23) às 20h30 acontece a Hora do Planeta

março, 21 2024

Este ano, o maior movimento ambiental global convida as pessoas a “dedicar uma hora à Terra”
Por WWF-Brasil

Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza e visa engajar e conscientizar as pessoas sobre os atuais desafios ambientais e sobre a importância de proteger e conservar o planeta. E a campanha deste ano convida a “dedicar uma hora à Terra”, promovendo ações positivas para o planeta enquanto fazem algo que amam. A ação acontecerá em todo o mundo no próximo sábado (23/03) às 20h30 (horário local).

Simbolicamente, a Hora do Planeta continua com o ato de apagar das luzes por uma hora para demonstrar que estamos conscientes dos atuais desafios ambientais e unir as milhares de pessoas ao redor do mundo no combate à injustiça climática e ao racismo ambiental. “Não é possível cuidar do meio ambiente sem colocar as pessoas no centro das decisões. Para que mais e mais cidadãos estejam conectados e engajados na defesa da natureza, temos de compartilhar informações e conhecimento. Podemos aprender e compartilhar muito mais para agir. É hora de aliançar. Uma aliança de todos os povos pela vida. Queremos que as pessoas tenham conscientização e o sentimento de pertencimento”, declara Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

Em apoio à Hora do Planeta, António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, disse que "a Hora do Planeta é uma demonstração global de solidariedade para seguirmos um caminho diferente. Ela demonstra o poder que cada um de nós tem na luta pelo nosso futuro."

Pelo oitavo ano consecutivo, os Escoteiros do Brasil participam do movimento. Em 2023, foram mais de 600 unidades locais envolvidas, que mobilizaram 22.069 associados em atividades relacionadas à Hora do Planeta. Os participantes recebem um distintivo especial da ação. "Fazemos da Hora do Planeta um momento de reflexão de como podemos contribuir para a construção de um mundo melhor para todos. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e família sintonizados com o planeta”, afirma Ivan Nascimento, presidente dos Escoteiros do Brasil.

Este ano a ação conta com uma nova chamada do manifesto #ÉTempoDeRestaurar, convidando todes a #CompartilharParaPertencer como Voluntários Digitais no combate ao Racismo Ambiental, defendendo a Justiça Socioambiental, a Restauração da Natureza e a Proteção das Espécies. A adesão pode ser feita em em https://www.wwf.org.br/manifesto. A campanha reúne mais de 23 artistas e influenciadores, incluindo os embaixadores do WWF-Brasil. Os vídeos postados nas Redes Sociais podem ser encontrados no Canal do YouTube do WWF-Brasil e já atingiram um público de 10,9 milhões de pessoas. O objetivo é que, dessa maneira, as pessoas se unam e participem de uma aliança em defesa da vida.

Além disso, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, foi lançada a HQ Chico Bento em A Maior Hora do Planeta. O caipirinha mais querido do Brasil fica ciente dos atuais desafios ambientais em um passeio e deixa claro a importância de conservar os recursos naturais do planeta e diminuir o impacto do desmatamento nos eventos climáticos extremos.

E aqui no Brasil, qualquer pessoa pode participar da Hora do Planeta 2024 e somar o seu tempo à mobilização global. Para isso, basta cadastrar uma atividade no site da Hora do Planeta.

Além disso, Gabriela traz cinco dicas simples de como é possível fazer isso acontecer, “dedicando apenas uma hora fazendo atividades que irão ajudar o planeta e também fazer bem para vocês, sua família e seus amigos”:
  1. Alimentação – faça uma refeição caseira. Cozinhe em casa junto com sua família e seus amigos. Use produtos naturais, sem conservantes e esqueça os fast foods e alimentos ultraprocessados.
  2. Natureza sem plástico – evite o consumo de materiais descartáveis ou de uso único. Prefira as sacolas, copos, protetores de alimentos reutilizáveis.
  3. Altas temperaturas – traga a natureza para dentro da sua casa ou do seu local de trabalho: coloque plantas para deixar os ambientes mais agradáveis e frescos. Além de ser uma ótima opção de decoração.
  4. Compartilhe conhecimento e apoie iniciativas de educação – adote a atitude de compartilhar para pertencer: seja um voluntário digital do WWF-Brasil.
  5. Vida ao vivo – dedique 1h do seu dia para estar ao lado de pessoas queridas num passeio ao ar livre ou uma boa conversa. Para cuidar do planeta, precisamos cuidar da gente e dos nossos relacionamentos.

Hora do Planeta

Data: 23 de março (sábado)
Horário: a partir das 20h30 (hora local)

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou o maior movimento de base do mundo pela natureza, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática, mas, mais recentemente, a Hora do Planeta também se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da biodiversidade. O objetivo é criar um movimento pela natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas. O movimento reconhece o papel dos indivíduos na criação de soluções para os desafios ambientais mais prementes do planeta e aproveita o poder coletivo de seus milhões de apoiadores para impulsionar a mudança. Visite o site da Hora do Planeta para saber mais sobre os eventos em todo o mundo. Juntos, vamos criar #AMaiorHoradoPlaneta.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que desde 1996 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede global interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.
Em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, foi lançada a HQ Chico Bento em A Maior Hora do Planeta