Kirsten Schuijt é a nova diretora-geral do WWF Internacional

janeiro, 11 2023

Kirsten Schuijt foi diretora-executiva do WWF-Holanda e assume o novo posto após 20 anos de trabalho na organização
O WWF anuncia a nomeação de Kirsten Schuijt como a diretora-geral do WWF Internacional. Antes diretora-executiva do WWF-Holanda, Kirsten assumiu seu novo papel dentro da organização global de conservação em 1º de janeiro de 2023.

Neville Isdell, presidente interino do Conselho de Administração Internacional, disse que Kirsten se destacou entre uma ampla gama de candidatos excepcionais, identificados através de um processo de seleção intenso e competitivo.

“A missão do WWF de parar a degradação do ambiente natural da Terra e construir um futuro no qual pessoas vivam em harmonia com a natureza é mais urgente do que nunca. Estávamos à procura de um líder forte e capaz de incentivar mudanças urgentes e reformas ambientais no cenário mundial”, afirma Isdell.

“Acredito que temos em Kirsten essa líder dinâmica – alguém com uma mentalidade global que tem exímia perspicácia científica, econômica e política, que é pioneira em fundraising (arrecadação de fundos), uma ativista e comunicadora natural, e que demonstra a paixão e o impulso necessários para proteger e restaurar o mundo natural como nosso ativo mais precioso”, completa o presidente interino do Conselho.

Kirsten é uma conservacionista e defensora eloquente da natureza que começou sua relação com o WWF ainda jovem, como uma guarda-parques voluntária. Além de seu último posto como CEO do WWF-Holanda, ela atua no WWF há quase 20 anos em várias posições internacionais de conservação global, nas quais liderou programas transformacionais para a conservação inclusiva e a justiça climática e reformas digitais progressivas, desempenhando um papel fundamental para permitir um impacto eficaz na conservação global. Antes do WWF, Kirsten viveu e trabalhou no Quênia e no Malawi, desenvolvendo pesquisas de campo com comunidades locais.

“Estou profundamente honrada com a confiança dada pelo Conselho Internacional e estou totalmente comprometida em trabalhar com outras pessoas para levar essa organização fantástica para um futuro no qual a natureza e as pessoas prosperam. As crises climáticas e de biodiversidade exigem uma ação urgente para criar a mudança necessária para um mundo de natureza positiva. Isso requer coragem para alcançar impacto verdadeiro nas paisagens terrestres e marítimas com as quais nos preocupamos. Estou muito animada para assumir esse novo papel e fortalecer ainda mais a liderança da WWF”, disse Kirsten Schuijt.

Neste mês, Marco Lambertini, até então diretor-geral, deixa o WWF- Internacional. Até dezembro de 2023, ele ainda trabalhará em estreita colaboração com Kirsten para garantir uma transferência e uma transição suaves. Em sua nova posição como enviado especial, Marco se concentrará em garantir a continuidade das prioridades nas agendas externas urgentes que o WWF enfrenta para cumprir sua missão.

“Foi um grande privilégio liderar o WWF-Internacional nos últimos nove anos e estou grato por ter tido essa oportunidade. Estou imensamente orgulhoso das conquistas do WWF e das relações que promovemos com nossos parceiros e stakeholders para alcançar objetivos comuns em benefício das pessoas e da vida selvagem em todo o mundo. Estou muito feliz por estar passando essa tarefa a Kirsten. Durante o meu mandato, trabalhamos em estreita colaboração - ela é uma pessoa inovadora e estratégica, que atua de forma inclusiva e se concentra em resultados. Kirsten traz uma riqueza de experiência para impulsionar nossa missão para uma nova era crítica”, afirma Marco Lambertini.

"Em nome dos meus colegas do Conselho de Curadores do WWF-Internacional, gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer ao Marco pela sua dedicação e empenho como diretor-geral do WWF na última década e tudo o que ele fez pela Rede. Sob sua administração e graças aos seus esforços incansáveis, vimos o WWF se fortalecer. Também testemunhamos o alcance e a relevância da nossa missão crescer significativamente – a natureza e a biodiversidade subiram ao topo da agenda global como nunca antes. Dá-me grande prazer ver o bastão sendo passado para Kirsten como nossa próxima diretora-geral e saber que o WWF está em sua posição mais forte para realizar mudanças positivas e impulsionar a ação global enquanto olhamos para o futuro”, disse Neville Isdell.
Kirsten Schuijt é a nova diretora-geral do WWF Internacional