Relatório Anual 2022: A gente não faz nada sozinho
julho, 24 2023
Por Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-BrasilNo Brasil, 2022 foi o quarto ano de um ciclo de ataques reiterados ao meio ambiente e à vida. Durante a presidência de Jair Bolsonaro, diversas medidas institucionais enfraqueceram a fiscalização de crimes ambientais e estimularam as violações de direitos humanos.
No Congresso Nacional, um conjunto de projetos de lei, chamado de “Pacote da Destruição”, ameaçava os nossos biomas e a sociedade brasileira.
Frente à gravidade desses ataques, a sociedade civil reagiu e mostrou que não estava só. Nós, do WWF-Brasil, juntamos forças com outras organizações, novos e antigos parceiros, para impedir retrocessos legais e combater danos aos territórios, aos povos indígenas e às comunidades tradicionais.
Por outro lado, também multiplicamos as nossas alianças para mostrar que o Brasil sustentável tem uma gama de soluções e oportunidades. Fizemos isso com ciência e com projetos em vários pontos do país.
Contra as queimadas que, nos últimos anos, devastaram o Cerrado e o Pantanal, apoiamos a formação de centenas de brigadistas voluntários para prevenir a propagação do fogo e aumentar a proteção da vegetação nativa.
Na Mata Atlântica, nos unimos para restaurar o bioma mais degradado do país. Na Amazônia, trabalhamos com a Fiocruz e outras instituições para evidenciar a extensão e a gravidade da contaminação do mercúrio, resultado do avanço do garimpo ilegal.
No litoral de Pernambuco, acompanhamos a multiplicação dos corais, tão sensíveis às mudanças climáticas, que reforçaram a nossa esperança em dias melhores.
Trabalhamos em cooperação com populações tradicionais, produtores agrícolas e empresas a fim de restaurar matas nativas, valorizar os produtos da sociobiodiversidade e multiplicar as possibilidades de uma economia justa e sustentável.
Cada uma das vitórias apresentadas neste relatório foi conquistada de mãos dadas com uma ampla rede de parceiros e da Rede WWF. É que o WWF-Brasil não faz nada sozinho; e, em 2022, não foi diferente.
Resistimos com coragem e colaboração, dois dos valores que nos guiam, e estamos prontos para, juntos, avançar ainda mais na conservação socioambiental e na construção de um futuro melhor.
Clique aqui e saiba mais sobre as nossas ações em 2022.