Parque Nacional do Pau Brasil: para amantes da natureza e de aventura
setembro, 27 2024
Área protegida fica ao lado de destinos mundialmente famosos, mas ainda é pouco conhecida entre turistas que visitam a região
Por Leonardo Azevedo, do WWF-Brasil A menos de 40 minutos de carro das famosas praias de Porto Seguro e Trancoso, no sul da Bahia, no coração vibrante da Mata Atlântica, está o Parque Nacional do Pau Brasil, unidade de conservação (UC) federal abundante em história, biodiversidade preservada e paisagens de tirar o fôlego, além de funcionar como santuário natural da espécie de árvore que deu nome ao país.
Rodeado por cidades badaladas e de natureza exuberante, o Parque Nacional do Pau Brasil foi criado oficialmente em abril de 1999, durante as celebrações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, com o intuito de preservar os remanescentes locais de Mata Atlântica e promover a proteção de povos indígenas e outras comunidades tradicionais que habitam o que ainda resta de uma das florestas tropicais mais biodiversas e ameaçadas do mundo. Portanto, ao visitar o local, é possível não apenas ter contato com a natureza e a história brasileira, mas também contribuir para a conservação do bioma.
Espalhado por quase 20 mil hectares do sul da Bahia, o parque é um convite para os amantes da natureza e de aventura. Lá, é possível percorrer trilhas sinalizadas que entrelaçam florestas densas e áreas abertas, descobrindo cenários inesquecíveis acompanhados de encontros surpreendentes com a fauna local, como macacos, aves diversas e, com sorte, até simpáticos bichos-preguiça. Além, é claro, dos mais preservados e exuberantes exemplares de Pau-Brasil que se tem notícia.
A história do parque é igualmente digna de orgulho. Quando fundado, em 1999, tinha como único objetivo a conservação da biodiversidade, e assim permaneceu até meados de 2020, quando um serviço de apoio à visitação foi criado, com o suporte de organizações da sociedade civil e entidades de representação das comunidades locais. Desde então, a UC passou a contar com estacionamento, lanchonete, centro de visitantes e trilhas de diferentes tamanhos e níveis de dificuldade.
Ainda naquela época, sob demanda de organizações locais e apoio do WWF-Brasil, começou a se estruturar o planejamento integrado do uso público em oito UCs do território, iniciativa que deu origem a um roteiro integrado de ecoturismo nas Unidades de Conservação da região que promovesse geração de renda aliada à conservação, sem ameaçar os ecossistemas locais.
Atualmente, o projeto apoia diretamente três Parques Nacionais (Pau Brasil, Monte Pascoal e Descobrimento), mas indiretamente os benefícios abrangem outras cinco Unidades de Conservação, sendo Reservas Extrativistas, Refúgio de Vida Silvestre e Parque Nacional Marinho, em uma área de 4473 km² ao longo das costas do Cacau, do Descobrimento e das Baleias.
O parque dispõe também de áreas para piqueniques, espaços para observação de aves e mirantes para apreciar a paisagem, que inclui não só a floresta densa, mas também rios e cachoeiras escondidas. É o lugar ideal para desconectar-se da rotina agitada e reconectar-se à natureza. Para quem gosta de imersões mais longas, estão planejadas também a estruturação de novos atrativos, como torres e outros.
Parte dessa requalificação foi viabilizada por um projeto de apoio ao uso público em áreas protegidas do WWF-Brasil, que possibilitou, em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a formação de condutores para atuarem como guias nas trilhas do parque. “Aproximadamente quarenta pessoas se candidataram às vagas do curso e 25 foram contempladas pela iniciativa. Dessas, 21 foram contratadas e agora trabalham como guias nas trilhas do parque”, comemora Anna Carolina Lobo, líder de uso público em áreas protegidas do WWF-Brasil, destacando o potencial do projeto de aliar conservação da natureza e geração de emprego e renda para as populações locais.
Outras ações viabilizadas pelo projeto foram a criação de uma identidade visual e a realização de um mutirão de sinalização que cobriu todas as trilhas do parque. Já em 2023, um circuito de moutain bike cross-country olímpico foi organizado na unidade e 308 ciclistas estiveram presentes.
O cicloturismo é uma atividade esportiva praticada em toda a região da Costa do Descobrimento, fortemente fomentado por empreendedores locais, pois o parque é considerado pelos atletas um local ideal para treinamento da modalidade.
O Parque Nacional do Pau Brasil é um espaço de preservação ambiental, mas também cultural. O entorno da unidade é habitado, há séculos, por comunidades tradicionais e originárias, que mantêm vivos a cultura e os costumes locais, como é o caso do povo indígena Pataxó. A visita ao parque pode incluir o contato com essas comunidades, proporcionando uma troca ainda mais rica e autêntica de experiências e saberes.
SERVIÇO
Parque Nacional do Pau-Brasilparna.paubrasil@icmbio.gov.br
Aberto todos os dias, das 07 às 17 horas
Antiga estrada Arraial D'Ajuda - Itabela, Km 07 - Distrito de Vale Verde, Porto Seguro - BA, 45810-000
Entrada gratuita
(73) 3281-0805