29/06: Conheça os palestrantes



Inovação e Escalamento de Energias Renováveis para o Brasil

29/06, das 14h às 18h
SP Center: Av. Lineu de Paula Machado, 1088 / 1100 - Cidade Jardim

Adalberto Maluf - Diretor de Marketing - BYD Company 

Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Economia Política Internacional pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP), trabalhou com temas e projetos relacionados à mitigação das mudanças climáticas e políticas públicas, com foco em energia, sustentabilidade e mobilidade urbana. Atuou na Prefeitura de São Paulo entre 2006 e 2007 e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton) e da Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group) em São Paulo de 2007 a 2014. Hoje é diretor de Marketing da BYD (Build Your Dream), a maior fabricante de baterias recarregáveis e ônibus elétricos do mundo. 

Carlos Nomoto  - CEO - WWF-Brasil
Formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Corporativa pelo Insper, foi diretor de Sustentabilidade do Banco Santander. Atua há 10 anos na área de Sustentabilidade com experiência anterior em Private Banking, Asset Management e Planejamento Estratégico em diversas organizações, como Lloyds Bank e Eletricidade de Portugal. É também professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA de Gestão Estratégica de Negócios, além de diretor do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e presidente da Câmara Técnica de Finanças Sustentáveis (CTFin). Coordenou expedições de ajuda humanitária de curto prazo em locais como Angola, Níger e Burkina Faso.
 
Elbia Silva Gannoum – Abeeólica
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Presidente Executiva da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica – desde Setembro de 2011. Membro da Diretoria da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica de junho de 2006 a Abril de 2011. Foi Conselheira da ELETROSUL (2005-2006), Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), Coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2002-2003), Assessora na ELETROBRAS (2001), Assessora na ANEEL (2001-2001), Profª. da Universidade Federal de Santa Catarina (1998-2000). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. É especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998.

Eugênio Scannavino
Médico sanitarista, fundador da ONG Projeto Saúde e Alegria que atua em Santarém, Pará, às margens do Rio Tapajós. Quando, em 1983, foi contratado pela prefeitura local para dar assistência em saúde das comunidades ribeirinhas, percebeu que a maioria das doenças poderia ser evitada não só com atendimento médico, mas com ações de prevenção, pesquisa e treinamento de voluntários locais. Nasceu assim a idéia dos “Patrulheiros da Saúde”, que buscava superar o assistencialismo da época com metodologias participativas, arte educativas e de autogestão. A figura do palhaço foi incorporada primeiro para chamar a atenção e depois tornou-se uma prática do projeto que, entre outras ações, levou o primeiro barco-hospital do Brasil para a Amazônia, mantido em parte com energia renovável, além de buscar, na energia limpa, uma forma de inclusão social para comunidades que até então estavam na escuridão, empodeirando-as e valorizando-as. Através da comunicação, da Rede Mocoronga de rádio, de oficinas de jornalismo cidadão e outros projetos de desenvolvimento sustentável, o PSA tornou-se referência na região e reconhecida internacionalmente, conquistando inúmeros prêmios.

João Akira Omoto
Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC/SP)  e na Proteção Internacional pelos Direitos Humanos (Universidad de Acalá), no Ministério Público Federal tem se dedicado às questões ambientais e de energia. Coordenou  grupo de trabalho de grandes empreendimentos. Atualmente  é membro de comissão especial e GT de atingidos por barragens e da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF  sobre populações indígenas e comunidades tradicionais. 

João Carlos Meirelles – Secretário de Energia do Estado de SP
Engenheiro civil de formação, João Carlos Meirelles já chefiou as secretarias de Agricultura e Abastecimento, entre 1998 e 2002, e de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre 2003 e 2006. Além disso, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo e atuou como assessor especial para Assuntos Estratégicos do governador. Atualmente é secretário de Energia para o Estado de São Paulo
 
José Henrique Gabetta – Consciência Limpa/ RENOVE
Administrador, mestre pela Universidade Federal de Itajubá e Doutor em Planejamento Energético pela Unicamp. Fundador e Diretor da ONG Consciência Limpa de MG, que atua com mercado de carbono, projetos de pequenas centrais hidrelétricas e de biogás. Foi presidente da Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para Energias Renováveis (Renove), entidade que congrega ONGs de todo o país  que trabalham com acesso à energia, uso produtivo de energias renováveis, educação ambiental e empreendedorismo social. 

Juan M. Perez – Bioware
Graduado pela Universidade de Oriente, Cuba, onde também realizou a tese de Mestrado na área de Engenharia de Processos desenvolvendo uma tecnologia para a obtenção de alginato de sódio a partir de algas pardas. Doutorado em sistema de termo-conversão de biomassa vegetal pela Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atua na área de Planejamento de Experimentos e scale-up de processos químicos. Trabalhou no projeto e venda de magnetizadores para prevenção de incrustações em trocadores de calor. Consultor em aproveitamento otimizado de energia térmica em usinas açucareiras e indústrias de alimentos. Experiência em administração na indústria alimentícia. Pós-doutorado na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, com início em 2008.
 
Maury Garrett da Silva – Tractebel/Energia.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis), Especialização em Análise de Investimentos pelo Instituto de Estudos Bursáteis (Madri), e Máster em Administração e Direção de Empresas pela Universidade Politécnica de Madrid. Tem experiência nas áreas de energia, eficiência energética, financeira e pesquisa e desenvolvimento. Desde 2008 atua na Tractebel Energia, onde é Coordenador de Desenvolvimento de Negócios, com participação direta no desenvolvimento de 600 MW em projetos eólicos em operação e construção; Gerente do Projeto de P&D Solar, responsável pela construção da maior usina solar do Brasil em operação hoje; e membro do Comitê de Sustentabilidade da empresa.
 
Paulo Guilherme Rocha – consultor 
Paulo Rocha é diretor da Ku`era Projetos Sustentáveis. Foi gerente programático da Fundação AVINA, onde, durante 10 anos, exerceu funções de gestor dos programas de Energias Renováveis, Indústrias Extrativas, Responsabilidade Social Empresarial e Negócios Inclusivos. Gerenciou a Rede Ação pela Cidadania Empresarial, constituída por organizações sociais e Federações de Indústrias do Brasil. Também foi Coordenador de Responsabilidade Social da Fundação Unimed. Paulo é graduado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Católica de Minas Gerais. Possui um MBA em Gestão Estratégica (UNA), especialização em Gestão da Responsabilidade Social Empresarial (PUCMinas), e extensão destacada em Desafios e Oportunidades dos Negócios Inclusivos por SEKN/Harvard Business School, Desenvolvimento Sustentável e Comércio Internacional para as Pequenas e Médias Empresas pela CEPAL/GIZ e Formação de Redes para o Desenvolvimento pela ABDL / LEAD International.

Rodrigo Sauaia 
Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é co-fundador e diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). É o representante brasileiro no Fórum Internacional de Associações Fotovoltaicas, organizado pela European Photovoltaic Industry Association (EPIA). É consultor estratégico para a área de energia solar fotovoltaica junto ao Greenpeace Brasil. Sua formação acadêmica inclui doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com colaboração internacional na área de energia solar fotovoltaica realizada no Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (Fraunhofer ISE, Alemanha), mestrado em Energias Renováveis com especialização em Energia Solar Fotovoltaica realizado na Loughborough University e na Northumbria University, no Reino Unido, com colaboração internacional realizada no ETH Zürich, na Suíça, além de bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo.

Valdemar de Oliveira Neto (Maneto) 
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Diretor Executivo da WTT Foundation, organização criada pela Fundación Avina em parceria com instituições filantrópicas internacionais com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de tecnologias disruptivas com grande potencial de impacto social e ambiental.  É ainda diretor sênior da Fundación Avina, organização filantrópica independente que se dedica a promover o desenvolvimento sustentável da América Latina. Como Diretor de Negócios de Impacto da Fundación Avina entre 2010 e 2013, apoiou o desenvolvimento do ecossistema de negócios de impacto na América Latina, tendo financiado a criação de Fundos de Investimento de Impacto no México, Colômbia, Chile, Argentina, Guatemala, Bolívia e Brasil. Foi vice-presidente mundial da Ashoka Innovators for the Public, entidade internacional que desenvolveu o conceito e promove o apoio a empreendedores sociais. Participou da fundação e foi o primeiro diretor executivo do Instituto Ethos. Valdemar é ainda conselheiro do Foundation Center dos Estados Unidos.
 
© WWF-Brasil
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA