© WWF-Brasil

WWF lança Termo de Referência para Contratação de Propostas do Programa Vozes pela Ação Climática (VAC)

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa “Vozes pela Ação Climática” (VAC) atua em sete países do hemisfério Sul, sendo o Brasil um deles.

As organizações que compõem a Aliança VAC no Brasil - Fundación Avina, Hivos, SSN e WWF-Brasil - estão promovendo processos de seleção de propostas para a contratação de Coalizões de organizações que atuem na Amazônia Legal.

Por Coalizões,  entendemos, parcerias entre organizações de diferentes campos de atuação para construção de propostas conjuntas com intuito de influenciar e co-criar soluções e oportunidades na Amazônia legal. Essas propostas precisam contribuir para proteger e expandir o espaço cívico, engajar a sociedade em um diálogo inclusivo, que gere confiança mútua e acelere uma transição climática justa, incluindo sobretudo mulheres e jovens.

Embora cada organização divulgue seu Termo de Referência (TR) separadamente, na seleção das propostas as organizações da Aliança VAC no Brasil levarão em conta a complementaridade entre as mesmas e a sua integração na teoria da mudança geral do Programa.

O Termo de Referência e a ficha de inscrição podem ser acessadas aqui:

TERMO DE REFÊRENCIA

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROPOSTA SIMPLIFICADA

OBJETIVO DO PROGRAMA:

O Programa tem como objetivo estratégico contribuir para que os diversos grupos e setores da sociedade civil local assumam um papel central como inovadores, facilitadores e defensores das soluções climáticas. Esse programa é sobre justiça climática, ou seja, a mudança climática não é apenas um problema ambiental a ser abordado, mas também um desafio social com aspectos éticos e de direitos humanos.

PROCESSO DE SELEÇÃO:

O processo de seleção compreende duas fases:

1ª Fase: Apresentação de Proposta Simplificada (prazo: 11 de julho de 2021). As Propostas Simplificadas selecionadas na 1ª fase deverão apresentar propostas completas na 2ª fase.

2ª Fase: Apresentação de Proposta Completa (prazo: 19 de setembro de 2021).

PERFIL DE CONTRATAÇÃO:

As propostas de atuação devem ser formadas por parcerias entre atores sociais, juridicamente constituídos ou não, que atuam na Amazônia Legal. Para fins desta chamada, no âmbito do Programa Vozes pela Ação Climática, este potencial arranjo está sendo denominado “Coalizão”.

Na proposta de Coalizão podem participar como entidade proponente as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos como ONGs, associações, cooperativas, fundações, entre outras.

Poderão integrar as Coalizões outras organizações, não constituídas formalmente, como conselhos; escola familiar rural; agremiações; pastorais; redes; coletivos; movimentos de base.

PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA:

1ª Fase (aberta): Envie a sua candidatura como um único documento PDF para vac-brasil@wwf.org.br até 11 de julho de 2021.

2ª Fase (Mais detalhes serão compartilhados em breve).