Nascentes do Pantanal | WWF Brasil

What would you like to search for?

Nascentes do Pantanal

Programa de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias Nascentes do Pantanal tem como objetivo fortalecer a cadeia de produção sustentável de carne bovina na bacia do Alto Paraguai, por meio da capacitação em boas práticas, do estímulo à troca de experiências e associativismo e do uso de incentivos fiscais do Estado.


O PANTANAL

Bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, possui uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

BACIA DO ALTO PARAGUAI

A Bacia do Alto Paraguai é uma região transfronteiriça com aproximadamente 600 mil km² que abrange áreas na Bolívia, Brasil e Paraguai. Pode ser dividida em uma região alta, denominada Planalto (217 mil km²), onde nascem os rios que formam essa imensa bacia hidrográfica; e uma região baixa e plana, denominada Pantanal (160 mil km²), que é temporaria e parcialmente inundada pelo rio Paraguai e pelos seus principais afluentes todos os anos.
(Fonte: Observatório Pantanal)

Para manutenção do fluxo hídrico do Pantanal é de fundamental importância as ações de conservação realizadas nas cabeceiras dos rios que drenam suas águas ao Pantanal, isto é, na parte alta da Bacia do rio Paraguai.

Frente a esse cenário o WWF-Brasil, junto a parceiros e com financiamento da União Europeia, lançou em agosto de 2019 o Programa de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias Nascentes do Pantanal, com foco de atuação nos municípios de Corguinho, Rio Negro e Rochedo, em busca de resultados de impacto na conservação de solo, água e biodiversidade da região.

NOVAS MODALIDADES DE ATIVIDADES

Até março de 2020 o programa desenvolvia palestras, seminários e dias de campo, levando capacitação e troca de experiência entre produtores da região. No entanto, devido a pandemia dea Covid-19 e com objetivo de evitar a disseminação do vírus, as atividades presenciais de capacitação estão suspensas.

Diante deste cenário, o programa foi reformulado e agora conta com novas modalidades de atividades, com capacitação e trocas de experiências em ambientes virtuais e acompanhamento técnico presencial.

Para participar das atividades de Acompanhamento Técnico para adoção de boas práticas e recuperação de pastagem em sua propriedade inscreva-se, abaixo, em Novas Modalidades de Atividade.

Quer participar do grupo do WhatsApp e manter-se informados sobre melhores práticas na produção pecuária? Cadastre-se, abaixo, no programa!

AGENDA 2° SEMESTRE 2020

SETEMBRO
Data: 21/09/2020, 16h (horário MS)
Webinar: Integração Lavoura Pecuária para Recuperação de Pastagens
Convidado: Rodrigo Almeida, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura

NOVEMBRO
Data: 26/11/2020
Webinar

ESTÁ COM DÚVIDA? ENTRE EM CONTATO

Flávia Araujo
flaviaaraujo@wwf.org.br
(67) 99112.2270

Rodrigo Paniago
rodrigo@boviplan.com.br
(19) 98167.9540

Júlia Bianchi
juliapaula@wwf.org.br
(67) 99160.9649

APOIADORES

Financiador: União Europeia


Executores: WWF e Boviplan

Apoiadores:


DOE AGORA
DOE AGORA