WWF-Brasil tem programação especial para Dia Mundial do Meio Ambiente

junho, 02 2020

Bate-papos, lives, teste de conhecimento e filmes temáticos são algumas das atrações
Bate-papos, lives, teste de conhecimento e filmes temáticos são algumas das atrações
 
Por Bruna Mello

 
Nesta sexta-feira, 5 de junho, o mundo relembra mais uma vez o Dia Mundial do Meio Ambiente. Todos os anos, nesta data, organizações de todo o globo promovem eventos, divulgam dados e campanhas com o intuito de chamar a atenção para o que está acontecendo no nosso planeta. Este ano, com a epidemia do coronavírus provocando mudanças em nossas rotinas e integrantes do governo brasileiro aproveitando o momento para promover ainda mais retrocessos na nossa legislação ambiental, não poderia ser diferente.
 
Como forma de reforçar o que tem acontecido com o nosso planeta, o WWF-Brasil decidiu aproveitar (no bom sentido) a data para trazer uma ampla gama de conteúdos sobre conservação e sustentabilidade, nos campos e nas cidades, com uma grande quantidade de lives, testes, apoio a mostra de cinema, tudo isso além do nosso conteúdo tradicional. Veja programação completa abaixo:
 
Bate-papos de sexta-feira
Quem está ligado nas redes sociais e na newsletter do WWF-Brasil já percebeu que nosso aquecimento para o Dia Mundial do Meio Ambiente começou mês passado, com bate-papos com convidados especiais sobre diferentes temas. São eles: Biodiversidade, Mata Atlântica, Amazônia e Oceanos. Se você não aguenta esperar até sexta-feira, pode começar a programação assistindo as conversas das duas semanas passadas: A importância da Biodiversidade para as pessoas, com as especialistas Ana Paula Prates, Fernanda Werneck (INPA) e Paula Valdujo (WWF-Brasil) e Mata Atlântica: por que a boiada não pode passar, com Angela Kuczach (Rede Pró-UC), Ludmila Pugliese (Pacto Mata Atlântica) e Rafael Giovanelli (WWF-Brasil).
 
As conversas, que acontecem sempre às sextas, a partir das 13h (horário de Brasília), têm cerca de uma hora de duração e foram pensadas para atender especialmente estudantes e concurseiros, trazendo um panorama geral sobre o assunto e uma atualização da situação atual. Os primeiros dois encontros tiveram a participação de mais de 100 pessoas cada e os próximos não devem ser diferentes.
 
Na sexta de Dia Mundial do Meio Ambiente, teremos uma conversa sobre “O que podemos fazer pelo futuro da Amazônia?”, com o Diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil, Raul Valle, a assessora política da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileiras (COIAB), Valéria Paye, e o premiado fotojornalista brasileiro, ativista ambiental e co-idealizador do Instituto Terra, Sebastião Salgado.
 
Para fechar a série, no dia 12 de junho, o tema é Oceanos, que é comemorado no dia 8.
 
Todas as conversas são transmitidas pelo facebook do WWF-Brasil e permitem que o público envie perguntas pelo chat. Vai ficar de fora? Para assistir é só se conectar.
 
Cinema e debate para aquecer
Em respeito à quarentena, a tradicional Fundação Ecofalante transformou sua famosa Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, da qual o WWF-Brasil é um dos apoiadores, em uma edição digital, que ocorrerá no segundo semestre. Enquanto isso, fará de 3 a 9 de junho uma mini edição especial em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A abertura será no dia 3, às 19h com a transmissão do filme “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, mais recente trabalho do cineasta Jorge Bodanzky, com codireção de João Farkas.
 
No dia seguinte, 4/6, também às 19 horas, a analista de conservação do WWF-Brasil Julia Boock se une aos diretores do filme para discutir a importância do Pantanal, considerada a maior área alagada do planeta e lugar importantíssimo para a conservação da biodiversidade brasileira. A mediação da conversa será da jornalista Flávia Guerra.
 
A programação da mostra vai até domingo e você pode conferir na página oficial.
 
Teste seus conhecimentos sobre meio ambiente e veja as emissões do seu transporte 
Que tal começar o Dia Mundial do Meio Ambiente testando o quanto você sabe sobre o assunto? Para quem adora um desafio, nós vamos aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para ver se você sabe tudo sobre o tema! Além disso, é ótimo também para brincar com as crianças. Interessou? Então aguarde que no dia 5 cedinho a gente divulga o link para o nosso quiz nas nossas redes sociais. Em seguida, é só aproveitar o resto da programação.
 
Outra opção de teste é o aplicativo Travel Better, da rede internacional do WWF. Lançado para o Dia Mundial da Bicicleta (comemorado em 3 de junho), o aplicativo está em inglês, mas é bem intuitivo. Ele funciona como um Google Maps, onde você coloca o endereço de sua casa e de seu trabalho. A partir daí, aparecem as opções de meio de transporte (a pé, bicicleta, ônibus e carro) e quanto cada um dos meios emite de CO2, o principal gás de efeito estufa da atmosfera.
 
Apesar de estarmos todos em quarentena, o aplicativo é interessante para mostrar o quanto podemos impactar menos o planeta como pequenas escolhas, como a forma de locomoção. Além disso, em um momento em que o transporte público é um meio disseminador do vírus, a contagem de emissões é um novo estímulo para quem quiser começar a pedalar.
 
O fogo na Amazônia em debate
Também no dia 5 pela manhã, às 10h, o gestor de projetos do WWF-Brasil Osvaldo Barassi Gajardo participa de uma conversa sobre Desmatamento e Queimadas na Amazônia, Chaco e Pantanal. Além dele, estarão presentes Carlos Pinto (especialista em manejo do fogo e gerente de projetos da boliviana Fundación Amigos de la Natureza), Flavio Montiel (Internacional Rivers Campaign) e André Luiz Siqueira (biólogo e diretor presidente da Ecoa). O evento é organizado pelas organizações representadas, juntamente com a Rede Pantanal e o projeto Eccos e será transmitido em facebook.com/ecologiaeacao
 
Aula aberta para professores e alunos
Em parceria com o site Quero na Escola, o WWF-Brasil promoverá uma aula aberta sobre meio ambiente, com o  nome "Como Salvar o nosso Planeta". A ação faz parte do projeto Nosso Planeta Educação. A aula terá duas sessões, das 10h às 11h e das 16h às 17h, todas transmitidas pelo YouTube do WWF-Brasil. Ainda no dia 5, além das aulas teremos duas oficinas para os professores poderem tirar dúvidas com a equipe e passar por uma formação prévia. Veja as informações completas aqui. 
 
Conversa com Porchat
Também na sexta, mas um pouco mais tarde, às 19h, o nosso diretor executivo, Maurício Voivodic vai participar da live do Fabio Porchat no Instagram. No Dia Mundial do Meio Ambiente, os dois vão conversar sobre as principais questões ambientais do momento, como o PL 2633, o desmonte das políticas ambientais brasileiras, a Covid-19 e o impacto na vida das pessoas, o alerta sobre temporada de queimadas que está por vir, especialmente após o recorde de desmatamento que tivemos, e muito mais. Para acompanhar, é só seguir a transmissão em https://www.instagram.com/fabioporchat/ ou  https://www.instagram.com/wwfbrasil/
 
Quer mais?
No sábado, dia 6, lançaremos em nossas redes sociais o filme “Defensores da Floresta -  Conheça a Comunidade da Barra de São Manoel” - que mostra como é a vida de uma comunidade tradicional no interior da Amazônia e que tipo de relações os ribeirinhos estabelecem com a vida na floresta.
 
Além disso, está disponível na Netflix a série “Nosso Planeta” – série documental que contou com apoio técnico do WWF e foi a mais assistida da plataforma em 2019. Se você não assistiu, aproveite! Além do conteúdo padrão, há episódios especiais e conteúdo educativo disponíveis no site oficial da série e em uma página especial do WWF-Brasil. Acesse e veja a enorme quantidade de conteúdo que disponibilizamos para você!
Bate-papo acontece sexta-feira às 13h
© WWF-Brasil
WWF-Brasil participa de debate sobre Pantanal no dia 4, às 19h
© Divulgação
Amazônia
© WWF-Brasil/Adriano Gambarini
DOE AGORA
DOE AGORA