Economia



Lembre dos cinco R´s


Os efeitos de milhões de toneladas de lixo, dispostos ao ar livre, descartados em rios e mares e infiltrados no subsolo, mantém-se por séculos e até milênios.

A contaminação do ambiente é um problema social, mas também diz respeito à cultura individual do desperdício e do descartável.

A fórmula dos “5 Rs” ajuda na conduta de cada um:

 

  • Repense hábitos e atitudes;
  •  Reduza a geração e o descarte;
  •  Reutilize para aumentar o tempo útil do produto;
  •  Recicle e transforme-o num novo produto;
  • Recuse aqueles que agridem a saúde e o ambiente.
 

Saiba como você pode contribuir para a preservação da Mata Atlântica

Economize água

Como o impacto dos resíduos sólidos, os recursos hídricos estão ameaçados por esgotos domésticos, despejos industriais, lixões, e principalmente pela exploração intensa desse bem finito.

A conservação da água depende da economia e regulação de seu uso pela sociedade. No banheiro de uma casa, por exemplo, gasta-se 80% do consumo individual, mas é bom lembrar que a água também está embutida na irrigação dos alimentos, na fabricação de bebidas, etc.

Cada indivíduo pode economizar fechando a torneira, eliminando vazamentos, evitando a mangueira, entre tantas ações possíveis.

Reduza o gasto de energia

Produzir energia é uma das principais fontes de agressão ao ambiente natural, seja por hidrelétricas, carvão, petróleo, gás natural, nuclear.

O consumo anual individual pode ser reduzido simplesmente pelo corte de eletrodomésticos desnecessários, pelo uso lâmpadas fluorescentes ou economia na hora de lavar e passar roupa.
DOE AGORA
DOE AGORA