WWF lança plataforma para engajar empresas e investidores para cumprir as ambições de sustentabilidade



10 junho 2021    
Área em restauração
© Luis Barreto / WWF Brasil
  • Os recursos e serviços que as florestas fornecem são inestimáveis - embora sejam constantemente subestimados nas decisões de negócios e investimentos
  • A nova plataforma da rede WWF envolve empresas de todos os setores para acelerar a sustentabilidade, zerar o desmatamento e gerar compromissos de conversão zero

Por WWF-Brasil

À medida que o desmatamento e a degradação florestal continuam em uma taxa alarmante, a rede WWF lança hoje o Forests Forward, uma nova plataforma que envolve empresas, comunidades e organizações em todos os setores para acelerar mudanças positivas em paisagens críticas.

“Empresas e investidores em todo o mundo estão em uma posição única para permitir abordagens inovadoras que conservem e aumentem os benefícios de paisagens florestais produtivas e ricas em biodiversidade, ao mesmo tempo em que atendem a alguns dos maiores desafios ecológicos de nosso tempo: mudanças climáticas, segurança hídrica e alimentar” diz Julia Young, diretora de Transformação Global para o Setor de Florestas da rede WWF.

“Enquanto olhamos para 2030, vemos a necessidade de uma ação global sobre a crise climática, pobreza, recuperação da natureza, produção insustentável e consumo excessivo. Assim, torna-se mais urgente o enfrentamento ao desmatamento e a degradação florestal como chaves para tudo isso”, completa Young.

De acordo com Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil, a construção de arranjos institucionais entre comunidades, sociedade civil, empresas, organizações financeiras e governos é fundamental para o atingimento das metas de restauração. “Não basta apenas zerarmos o desmatamento, precisamos restaurar. E esse processo vai muito além do plantio de árvores, a restauração de ecossistemas contribui diretamente para a criação de um novo modelo de desenvolvimento que nos leva a uma melhora de qualidade de vida e a uma economia sustentável com geração de emprego em toda a cadeia de restauração”, diz Voivodic.

O Forests Forward permitirá que as empresas estabeleçam e atuem em caminhos inovadores e voltados para o futuro para fazer e demonstrar impactos positivos nas paisagens florestais, e que os investidores contribuam positivamente para a agenda global de sustentabilidade. A plataforma inclui ênfase nas comunidades e no manejo florestal local, pedindo o reconhecimento do papel crítico que os povos indígenas e comunidades locais desempenham na conservação da floresta. Ele defende abordagens testadas e inovadoras e melhores meios de verificação do manejo florestal em países tropicais para ajudar a disseminar o manejo florestal sustentável (SFM na sigla em inglês) para usuários coletivos e individuais de florestas em menor escala.

“Estamos em um momento crítico: mais do que nunca, as pessoas entendem como a natureza é fundamental para nossas vidas e a importância de um futuro sustentável. As empresas e investidores desempenham um papel fundamental na definição deste futuro”, diz Fran Price, líder Global da Prática de Florestas na rede WWF. “As florestas também são uma das soluções baseadas na natureza mais importantes. Para enfrentar a mudança climática descontrolada e cumprir as metas climáticas globais, precisamos de mais ações sobre o desmatamento, degradação e restauração florestal. O Forests Forward oferece uma plataforma única para aumentar a colaboração entre as diversas partes interessadas e impulsionar a inovação e as abordagens orientadas a soluções para garantir que as florestas continuem a oferecer benefícios às pessoas e ao clima”, completa Price.

Um relatório recente publicado pelo WWF descobriu que mais de 43 milhões de hectares de floresta foram perdidos apenas em países tropicais e subtropicais em um período de 13 anos. Ao mesmo tempo, o relatório Planeta Vivo 2020 do WWF mostra um declínio alarmante de 68%, em média, no tamanho das populações de mamíferos, pássaros, peixes, anfíbios e répteis, desde 1970.

O Forests Forward visa acelerar a ação e aproveitar a influência de todos os atores com interesses em recuperar florestas para melhorar o manejo de 150 milhões de hectares de floresta até 2030.

“Há uma série de oportunidades para mudanças transformadoras que são essenciais para proteger as florestas”, diz Young. “Todos os atores nas paisagens florestais têm um papel importante a desempenhar em abraçar o valor total das florestas, não apenas pela madeira que fornecem, mas pelos serviços ambientais críticos que as florestas fornecem a bilhões de pessoas, a economia e a natureza, incluindo água doce, alimentos, um clima estável, biodiversidade e melhores meios de subsistência locais”, afirma.

O primeiro conjunto de empresas que se inscreveram no Forests Forward inclui os principais atores do mercado como a HP Inc., IKEA, International Paper Company, Kimberly-Clark, Lowe’s Companies, Inc., Mandarin Oriental, Sofidel Spa e Williams-Sonoma, Inc., ao lado de empresas que operam em importantes países produtores de florestas - ALPICAM, Gabon Wood Industry (GWI), Bois et Scierie du Gabon (BSG), Companie des Bois du Gabon, Gabonaise d'Exploitation de Bois (GEB), Interholco, The New Forests Company, Veracel, The Navigator Company, Stora Enso Oyj e Suzano S/A.

Como participantes do Forests Forward, as empresas se comprometem a se engajar em áreas como manejo e comércio florestal sustentável, melhorias em silvicultura, reflorestamento e restauração de ecossistemas, proteção e recuperação da biodiversidade, combate à ilegalidade em toda a cadeia de abastecimento de madeira, certificação florestal confiável, inclusiva e equitativa cadeias de valor, investimentos em projetos-chave de paisagem e projetos de natureza bancarizáveis. O escopo de trabalho dos participantes pode ser visto na plataforma espacial interativa global do WWF. As atividades serão monitoradas e relatadas em relação a resultados e marcos claros.

Sobre o Forests Forward
O Forests Forward (FF) é o principal mecanismo de engajamento do setor florestal com várias partes interessadas da rede WWF, que mostra o valor da produção e abastecimento responsável de produtos que se relacionam direta e indiretamente com as florestas e toma medidas para gerar impactos positivos nas paisagens florestais, biodiversidade e pessoas. No centro do Forests Forward está o desejo de demonstrar o valor total das florestas, não apenas pela madeira, mas pelos muitos outros benefícios que fornecem.

O Forests Forward convida as empresas, comunidades, governos, instituições financeiras e organizações da sociedade civil com participações em florestas e paisagens, para participar do programa e agir para a mudança.

Site: https://forestsforward.panda.org/
 
DOE AGORA
DOE AGORA