Hoje é Dia Mundial das Áreas Úmidas, nossas grandes aliadas contra as mudanças climáticas!
fevereiro, 02 2020
Você sabe o que são as Áreas Úmidas? Veja aqui 05 curiosidades sobre elas, nossas grandes aliadas contra as mudanças climáticas!
No dia 02 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial de Áreas Úmidas. As áreas úmidas são nossas grandes aliadas contra as mudanças climáticas e eventos extremos. Chuvas, alagamentos e ressacas? Elas são nossa maior proteção.As Áeas Úmidas são aqueles lugares que estão na fronteira entre os ambientes aquáticos e os terrestres. Pântanos, charcos, turfas, mangues, igapós, buritizais e lagos, são exemplos de Áeas Úmidas. Ao todo são classificados 42 diferentes tipos. Incluindo áreas de água salobra e salgada, com menos de 06 metros de profundidade do nível do mar.
Confira abaixo 05 curiosidades sobre as Áreas Úmidas:
1. 40% das espécies do mundo vivem nessas áreas
2. Elas são nossas grandes defensoras contra as mudanças climáticas. Pântanos, várzeas e igapós, por exemplo, são como esponjas que absorvem a água de chuvas, evitando enchentes. Mangues e corais, são valentes barreiras contra ressacas e tsunamis. Lagos e lagoas, amenizam as temperaturas em período de secas.
3. Elas são os principais ecossistemas na captura e estocagem do carbono do ar.
4. O Brasil possui a maior área úmida continental do mundo, o Pantanal, um santuário de aves, peixes e mamíferos. Ele é do tamanho da Bélgica, Suíça, Holanda e Portugal juntos.
5. Nas últimas 04 décadas, perdemos 35% das Áreas Úmidas de todo o mundo.
Quer entrar em ação e proteger as Áreas Úmidas?
Para proteger as áreas úmidas, não polua e nem as drene. Defensa sua conservação, restauração e principalmente, compartilhe esse artigo contando ao mundo a importância das Áreas Úmidas!
FONTE: https://www.ramsar.org/resources/ramsar-technical-reports

Turfas perto no Lago District, Cúmbria, Reino Unido. As turfeiras são um ótimo sumidouro de carbono, pois sequestram grandes quantidades de carbono. Eaes também são grandes esponjas naturais que são importantes reservatórios de água. Elas ajudam a equilibrar os fluxos de água, equilibrando os piores excessos de seca e inundação.
© © Global Warming Images / WWF