Pró-Espécies reabre seleção de consultoria para Sistema de Inteligência Ambiental SPAII | WWF Brasil

Pró-Espécies reabre seleção de consultoria para Sistema de Inteligência Ambiental SPAII



03 Dezembro 2019    
Coruja-buraqueira (Athene cunicularia)
© Geraldo Novais / Shutterstock
Convidamos você a participar da reabertura do processo seletivo para o Desenvolvimento e Implantação do Módulo I do Sistema de Produção e Análise de Inteligência Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) - SPAII no âmbito do Projeto “GEF Pró-espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

As informações geradas pela inteligência ambiental auxiliam na elaboração de estratégias para a prevenção e o combate ilícitos ambientais, no planejamento das ações de fiscalização e na identificação e caracterização dos ilícitos ambientais que subsidiam a fiscalização na produção de elementos probatórios para promover a responsabilização administrativa.

O Módulo I do SPAII consistirá na principal ferramenta para gestão do conhecimento no âmbito da inteligência do Ibama. Será o meio de alimentação do Banco de Dados (BD) de inteligência com o cadastramento e a atualização dos mais variados tipos de informações. Para isso, deverá dispor de um mecanismo capaz de inserção de dados em formulários, que uma vez salvos no BD deverão estar disponíveis às ferramentas de consulta e análise. Conheça as especificações na carta convite.

O IBAMA é um dos parceiros do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção através do Componente 2 do projeto: “Controle e Sensibilização sobre caça, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres”.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

A empresa convidada deve enviar sua proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até o dia 17 de dezembro de 2019.

O período estimado da consultoria será de 230 dias (período estimado de janeiro de 2019 a setembro de 2020).

Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
DOE AGORA
DOE AGORA