Quatro gerações celebram o Cerrado e sua diversidade
julho, 17 2019
Veja fotos dos participantes do Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas
Veja fotos dos participantes do Encontro dos Povos do Grande Sertão VeredasMais de seis mil pessoas, vindas de todo o país, participaram do XVIII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, celebrado nos arredores do Parque Nacional de mesmo nome, em Chapada Gaúcha, município mineiro localizado no norte do estado.
Durante quatro dias, de 11 a 14 de julho, o objetivo foi festejar a riqueza a diversidade do Cerrado. Para tanto, a programação cultural foi intensa, reunindo apresentações de batuqueiros, catireiros, curraleiros e danças típicas como o lundu, a catira, a sussa, a caninha e o manzuá. Rodas de conversa, apresentações teatrais e feiras de artesanato e de comidas típicas completaram a oferta de atividades.
Como você, leitor, pode ver ao lado, a festa, reuniu crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Quatro gerações de cerratenses, geraizeiros, enfim, gente do Cerrado e para o Cerrado.
Confira à direita as fotos e viva o Cerrado em pé!
O WWF-Brasil e a sociobiodiversidade do Cerrado
O extrativismo vegetal sustentável é uma das principais alternativas para manter o “Cerrado em pé”. Além de garantir a conservação, é uma fonte de renda para as comunidades locais, favorecendo a permanência dos povos tradicionais no bioma. Com esse foco, o WWF-Brasil atua na região desde 2010, com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF na sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fund) e do Instituto Humanize.
As ações buscam promover o incentivo à adoção de boas práticas de produção agropecuária (BPA’s), a implantação de tecnologias sociais e sistemas agroflorestais e o fortalecimento da gestão integrada das Unidades de Conservação e demais áreas protegidas. O WWF-Brasil também atua com ações de mapeamento territorial com foco no planejamento sistemático da conservação no Cerrado e no apoio ao extrativismo vegetal sustentável dos frutos nativos com as Cooperativas Agroextrativistas e Associações Comunitárias.