Pecuaristas recebem certificação de boas práticas | WWF Brasil

Pecuaristas recebem certificação de boas práticas



27 maio 2019    
WWF-Brasil incentiva as boas práticas no Pantanal
© WWF-Brasil
Thaís Santos
Edição e supervisão de Renata Andrada Peña


Investir em boas práticas pecuárias é um dos focos do WWF-Brasil no Pantanal, região que tem 98% de sua área ocupada por propriedades privadas voltadas para agricultura e criação bovina. Expandindo a atuação para o Cerrado, o WWF-Brasil e a Associação Sul Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce atuam desde 2017 na capacitação de produtores para a implantação de melhores práticas em suas propriedades, nos aspectos de gestão, social e ambiental. No dia 11 de março de 2019 foi realizada a entrega de Atestados de Certificação aos 50 produtores que adotam as boas práticas, momento de reconhecimento dos produtores engajados e disseminação dos bons exemplos aos demais produtores.

O Protocolo Novilho Precoce é baseado no protocolo de Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA), desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte. A implantação do protocolo garante a produção de alimentos seguros e é também uma ferramenta de gerenciamento que possibilita a identificação pelo produtor dos pontos que o comércio nacional e internacional tem exigido de seus produtores para asseguras a qualidade e segurança dos alimentos. Essa exigência garante que os produtos ofertados estão de acordo com as normas do mercado.

“Para nós do WWF-Brasil, a parceria com o setor produtivo é de fundamental importância para que possamos garantir que nossa emissão seja afetiva: a de produzir em harmonia com a natureza, garantindo a sustentabilidade socioambiental”, diz Flávia Szukala, analista de Conservação do WWF-Brasil. “As entregas dessas certificações, são a consolidação de dois anos de parceria com a Novilho Precoce. As fazendas certificadas equivalem a 141.248,46 mil hectares”, explica Flávia.

Durante dois anos de trabalho foram feitas diversas visitas técnicas, cursos e treinamentos nas fazendas que refletem diretamente no desempenho da equipe e no ganho de produção da fazenda.


WWF e a Novilho Precoce
O WFF-Brasil, desenvolve, desde 2016 trabalhos em parceria com a Associação Novilho Precoce. O foco da parceria é a expansão das propriedades que adotam boas práticas pecuárias, em busca de resultados de impacto na conservação de solo, água e biodiversidade, ao mesmo tempo, estimulando e apoiando a estruturação de cadeias produtivas responsáveis, com foco no bem-estar animal e ambiental

 

 

WWF-Brasil incentiva as boas práticas no Pantanal
© WWF-Brasil Enlarge
WWF-Brasil incentiva as boas práticas no Pantanal
© WWF-Brasil Enlarge
Pecuaristas recebem certificação de boas práticas
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA