São Paulo confirma adesão à Hora do Planeta
março, 29 2019
A capital paulista terá monumentos apagados e evento em prédio histórico
Por Douglas Santos
A cidade de São Paulo confirma por mais um ano a participação na Hora do Planeta, campanha global liderada pela organização ambiental WWF e que terá seu auge no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30.
O ano de 2019 será a décima primeira edição da Hora do Planeta no Brasil e a cidade de São Paulo participou em todos os anos. Para esta edição, a capital paulista apagará as luzes decorativas dos seguintes monumentos: Arcos do Anhangabaú; Estátua Borba Gato; Monumento às bandeiras; Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) e Prefeitura Municipal.
O restaurante conceito do McDonald’s localizado na Rua Henrique Schaumann, no bairro de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), terá uma programação especial para celebrar a Hora do Planeta. No sábado, as casquinhas serão entregues gratuitamente no local exatamente durante o apagar das luzes. O Grupo Curumim promoverá oficinas para as crianças e a ONG Arte na Lata fará um show muito especial com os seus instrumentos feitos com materiais descartados e reciclados. Ainda na loja conceito da Henrique Schaumann, a cantora Ana Rafaela e a banda O Porto também farão apresentações especiais durante a tarde.
Além disso, a cidade contará com um evento do WWF-Brasil realizado na Casa Bandeirista, importante patrimônio histórico da cidade de São Paulo, localizado no bairro do Itaim Bibi e construído no século 18. O local será palco de uma homenagem à natureza. As paredes da casa serão tomadas por projeção de imagens, o chamado vídeo mapping, produzido pelos VJs Marcus Vinicius de A. Camargo, Cristhian Lins e Everton Fagner.
Segundo a diretora de engajamento do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi, a adesão das grandes metrópoles reforça a relevância e a necessidade de pensarmos nossa relação com a natureza. “O apagar de luzes é um ato simbólico para nos alertar sobre a interdependência do homem e o meio ambiente. A água que consumimos nas grandes cidades vêm da natureza, é produzida nas florestas e dependemos disso para mantermos nossa qualidade de vida”, afirma Yamaguchi.
Serviço:
Loja conceito McDonald’s
Shows: O Porto, Ana Rafaela e Grupo Curumim.
Horário: à partir das 16h00
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 80/124, Pinheiros, São Paulo - SP
Projeção e vídeo mapping
Casa Bandeirista
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477
Horário: 19h30
Hora do Planeta
A Hora do Planeta é um movmento voluntário liderado pela WWF que pretende sensibilizar as pessoas para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e no cotidiano.
Na ocasião, as pessoas, as cidades e as empresas são convidadas a apagar as luzes por uma hora, em um dia específico. Neste ano, a ação acontecerá no sábado, das 20h30 às 21h30.
Além de fazer com que os participantes demonstrem sua preocupação com a questão ambiental e como ela se relaciona com nossas vidas, os 60 minutos simbólicos são um lembrete de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza.
Nascida em 2007 em Sydney, na Austrália, a Hora do Planeta tem ganhado cada vez mais adeptos. Em 2018, o movimento aconteceu em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. Só no Brasil, foram mais de cem cidades e 1.500 monumentos apagados.