WWF-Brasil se reúne com estudantes de direito para discutir políticas públicas

dezembro, 12 2018

Os alunos fazem parte da Escola de Formação, projeto acadêmico da Sociedade Brasileira de Direito Público
Por WWF-Brasil

Nessa terça-feira (11), vinte e três universitários visitaram a sede do WWF-Brasil para discutir políticas públicas socioambientais. Os alunos fazem parte da Escola de Formação, projeto acadêmico da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) que busca capacitar estudantes em temas complexos da vida pública contemporânea.

“O diálogo com a academia é fundamental para contribuirmos para a formação de profissionais tecnicamente capacitados e sensíveis às demandas do meio ambiente e da sociedade. E são essas pessoas que vão fazer a diferença no futuro”, comentou Michel Santos. 
 
Durante a reunião, o grupo pode compreender a forma de atuação do WWF-Brasil. Os Programas Clima e Energia, Agricultura e Alimentos, Cerrado-Pantanal e Amazônia apresentaram alguns dos projetos que vêm desenvolvendo em campo. Fernando Caminati, gerente do departamento jurídico do WWF-Brasil, falou sobre a estrutura jurídica que dá sustentação a esse trabalho. Michel Santos, coordenador do Programa de Políticas Públicas, e Clarissa Presotti, analista de Políticas Públicas, abordaram a dimensão política da agenda socioambiental, explicando os desafios e oportunidades da atualidade. Rafael Giovanelli, advogado do programa de Políticas Públicas, discutiu a relação dos Poderes Legislativo e Executivo com o Poder Judiciário.

Pesquisa de impacto
 
Como parte do diálogo entre a SBDP e o WWF-Brasil, Raquel Rosner, estudante do segundo ano da graduação em direito, apresentou aos integrantes do WWF-Brasil os resultados de pesquisa monográfica desenvolvida durante o curso da Escola de Formação. Em sua pesquisa, Raquel investigou as relações entre a audiência pública realizada durante o processo das Ações Diretas de Inconstitucionalidade do Código Florestal e o voto proferido no plenário do Supremo Tribunal Federal pelo Ministro Relator Luís Fux.
 
“Ter a oportunidade de escrever sobre um tema tão importante para a sociedade, mas tão pouco explorado pela academia, foi uma experiência essencial para a minha formação acadêmica, mas também como indivíduo. Não apenas, poder levar os resultados da pesquisa a equipe de Políticas Públicas do WWF revela a importância do desenvolvimento de estudos que estabeleçam pontes entre a realidade acadêmica e a realidade prática - uma dando sentido à outra”, comentou Raquel.
 
“A elaboração de pesquisas jurídicas voltadas para problemas atuais da política socioambiental pode fazer a diferença para avançarmos a agenda socioambiental. Frequentemente, são as estratégias jurídicas que definem os rumos de um debate legislativo ou de um projeto do Poder Executivo”, concluiu Clarissa Presotti.
Vinte e três universitários visitaram a sede do WWF-Brasil para discutir políticas públicas socioambientais
© Divulgação
Michel Santos, coordenador do Programa de Políticas Públicas abordou a dimensão política da agenda socioambiental
© Divulgação
Raquel Rosner, estudante do segundo ano da graduação em direito, apresentou aos integrantes do WWF-Brasil os resultados de pesquisa sobre o Código Florestal
© Divulgação
DOE AGORA
DOE AGORA